Confira alterações da carteira XP para dezembro

Entre as modificações, a Rumo (RAIL3) entrou no lugar da Multiplan (MULT3), tendo em vista o perfil defensivo da companhia ferroviária

A XP revelou novidades em sua carteira de recomendações nesta quarta-feira (1°). Entre as modificações, a Rumo (RAIL3) entrou no lugar da Multiplan (MULT3), tendo em vista o perfil defensivo da companhia ferroviária e a expectativa de que a mesma apresente bons resultados frente a uma safra recorde em 2022.

A alteração vem após analistas consentirem em diminuir a exposição ao setor de shoppings centers, em uma tentativa de se blindar dosr impactos negativos gerados pela nova variante da Covid-19, ômicron, e suas possíveis restrições de mobilidade.

Além disso, a cesta de ativos manteve posições nos  financeiro, de mineração e siderurgia, varejo, alimentos e bebidas, bens de capital, e transporte e logística. A seleção de ações acumulou uma rentabilidade de -0,7%, ante -0,7% do Ibovespa, em novembro. 

Em relação aos small caps, a instituição decidiu não realizar alterações para dezembro. Com isso, segue a exposição m empresas como Vulcabras (SA:VULC3), Grupo Soma (SA:SOMA3) e Iochpe Maxion (SA:MYPK3). No último mês, a carteira de dividendos da corretora somou alta de 3,3%.

As novas atualizações se estendem à carteira de dividendos da XP, que inclui o Banco do Brasil (BBAS3) e a Copel (CPLE6), entre outros ativos selecionados para os clientes da corretora. De acordo com o relatório, essa carteira possui grande exposição ao setor elétrico, pois possui empresas de caráter defensivo, que conseguem pagar bons dividendos e com recorrência. Em novembro, a carteira de dividendos registrou uma rentabilidade de 2,4%.