Carteira recomendada: BB Investimentos aposta em setor de energia nesta semana

Na semana do dia 4 de abril, a rentabilidade da carteira da BB Investimentos teve variação negativa de 4,4%; para semana da Páscoa, analistas alteram estratégia do portfólio de ações

A BB Investimentos divulgou, neste sábado (9), sua carteira recomendada para a semana do dia 11 de abril. A instituição financeira decidiu alterar a totalidade de suas recomendações em relação à semana anterior. O setor que recebeu mais recomendações foi o de energia. 

A BB Investimentos optou por retirar o Grupo de Moda Soma S.A (SOMA3) e colocar, em seu lugar, a Eletrobras (ELET3). Além disso, a CPFL Energia (CPFE3) também entrou para a carteira, no lugar do Grupo SBF (SBFG3).

Fora o setor de energia, outras três empresas de diferentes segmentos foram recomendadas para a semana do dia 11. Minerva Foods (BEEF3), Iguatemi (IGTI11) e Times For Fun (SHOW3) entraram no lugar de B3 S.A (B3SA3), Vale (VALE3) e WEG S.A (WEGE3), respectivamente.

Com isso, o portfólio da BB Investimentos terá alocação de 20% no setor de entretenimento, 20% no setor de shopping center, 20% no setor de alimentos e bebidas e 40% em energia elétrica. 

Na última semana, do dia 4 de abril, a rentabilidade da carteira da BB Investimentos ficou no vermelho, em 4,4% negativo. O Ibovespa, por sua vez, variou negativamente em 2,7%. A maior baixa da carteira na semana foi do papel SOMA3, que teve queda de 11,4% durante o período em questão.

BB Investimentos não vê tendência definida para Ibovespa no curto prazo

De acordo com os analistas responsáveis pela elaboração do relatório semanal de ações recomendadas da BB Investimentos, o Ibovespa não sinaliza uma tendência definida no curto prazo. 

“O índice recuou na semana, depois de ter tocado em sua resistência na casa de 121.600 pontos, não resistindo às quedas dos índices de Nova York. Vale ressaltar que, mesmo assim, reagiu a baixas mais intensas nos últimos três pregões”, informou a BB em relatório. 

O destaque externo adverso, segundo os especialistas, vai para a ata do Fed e declarações de seus membros, que foram interpretadas pelos agentes como “recrudescimento da política monetária, aventando possibilidade de maior magnitude de aumento de juros ao longo deste ano”. 

No cenário interno, o IPCA de março variou 1,62% (+1,01% em fevereiro), acima da mediana esperada pelo mercado de 1,35%, e acumula 3,20% em 2022 e 11,30% em 12 meses. O movimento, segundo os responsáveis pela carteira recomendada da BB Investimentos, levou algumas casas de análise a elevarem rapidamente suas projeções de inflação para este ano.