Café com BPM: recuperação dos EUA pós-feriado impulsiona bolsas mundiais

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

A expectativa mundial para esta terça-feira (21) é de recuperação das perdas acumuladas na última semana.

Fechadas na última segunda (20) devido ao feriado local de Juneteenth, as bolsas norte-americanas já parecem apresentar mais otimismo neste pregão, visto que os juros futuros da região tiveram alta de até 2%.

Com isso, as bolsas da Ásia e da Europa também demonstram recuperações e sentem a influência positiva do mercado norte-americano.

Contudo, apesar do fechamento positivo das bolsas asiáticas e da operação com ganhos no lado europeu, ficam no radar as declarações do FED (Federal Reserve, banco central norte-americano) nesta terça (21).

No cenário nacional, os acionistas aguardam a publicação da ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).

Ademais, os investidores também ficam atentos aos desdobramentos sobre o preço dos combustíveis praticados pela Petrobras (PETR4). Serão realizadas reuniões nesta terça (21) com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, a fim de discutir o atual valor dos combustíveis no País.

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em leve alta de 0,03% na última segunda-feira (20). Já o dólar registrou alta de 0,70% no fechamento, cotado a R$ 5,187 na segunda (20).

Os mercados futuros dos EUA operam em alta na manhã desta terça-feira (21).

-Dow Jones Futuro (EUA), +1,62%
-S&P 500 Futuro (EUA), +1,80%
-Nasdaq Futuro (EUA), +1,90%
 

Bolsas Asiáticas

Em recuperação ao pregão da última segunda-feira (20), as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta.

Apesar de movidas pelo sentimento negativo dos mercados norte-americanos na última semana, as ações da Ásia sofreram uma influência positiva nesta manhã.

Com a recuperação em até 2% dos juros futuros de Nova York, a expectativa no continente asiático é de que os próximos dias acumulem ganhos.

Entretanto, a performance mais negativa ficou para as bolsas chinesas, que apesar do bom desempenho dos papéis do setor financeiro, sentiram muito as quedas nas ações ligadas a metais ferrosos.

Segue o fechamento das bolsas asiáticas:

-Nikkei (Japão), +1,84%
-Kospi (Coreia do Sul), +0,75%
-Taiex (Taiwan), +2,35%
-Xangai SE (China), -0,26%
 

Bolsas Europeias

Dando sequência aos ganhos somados no último pregão, as ações europeias também sentem a influência positiva dos EUA pós-feriado.

Entretanto, as atenções permanecerão em cima das novas declarações de representantes do FED.

Ao anteceder as possíveis novidades sobre a taxa básica de juros norte-americana, o economista-chefe do BoE (Banco da Inglaterra), Huw Pill, afirmou que caso a inflação britânica também persistir, a instituição monetária da região também precisará ser mais rígida.

A expectativa já é de que o BCE (Banco Central Europeu) eleve os juros na região a partir de julho.

Confira as principais bolsas europeias:

-DAX (Alemanha), +0,95%
-CAC 40 (França), +1,40%
-FTSE MIB (Itália), +0,68%
-FTSE 100 (Reino Unido), +0,72%
 

Notícias Corporativas

A Oi (OIBR3) anunciou o adiamento da publicação de seus resultados corporativos do primeiro trimestre deste ano para o dia 28 de junho.

De acordo com a companhia, a nova prorrogação foi devido às dificuldades de obter pareceres dos auditores das SPEs que integram a UPI Ativos Móveis.

Na Eletrobras (ELET6) foi divulgado que a lista de novos indicados para o conselho de administração da companhia é única, sendo todos os nomes aceitos por consenso e não existindo outros candidatos ao colegiado.

Ademais, a empresa também confirmou o pagamento total de R$ 26.635.960.067,14, sobre título de bônus de outorga dos novos contratos de concessão de geração de energia elétrica envolvidos no processo de privatização.
 

Agenda

Será divulgada nesta terça-feira (21) a ata mais recente do Copom (Comitê de Política Monetária).

Além disso, estão programadas as participações do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, em evento sobre o Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

O Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, também participará de uma audiência na Câmara dos Deputados acerca dos preços praticados pela Petrobras (PETR4).

Lá fora, o Índice Nacional de Atividade dos EUA no mês de maio também será divulgado pelo Federal Reserve.

Com isso, Thomas Barkin, presidente da instituição monetária de Richmond, possui discursos agendados.