Café com BPM: mercados registram alta em meio a espera de CPI dos EUA

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Os EUA divulgam a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) do mês de abril nesta quarta-feira (11). Os investidores aguardam pistas sobre as próximas medidas relacionadas à política monetária do FED, o banco central norte-americano.

As bolsas asiáticas fecharam em alta após dados positivos da inflação na China e a redução de casos de Covid-19 no país asiáticos após fortes medidas restritivas.

Já os mercados europeus abriram em alta nesta quarta-feira (11) em meio a divulgação da taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da Alemanha e a espera por dados dos EUA.

No cenário nacional, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do mês de abril nesta quarta-feira (11). 

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque foi exonerado do cargo nesta quarta-feira (11). A medida ocorre um dia depois do reajuste do preço do diesel que passou a valer na terça-feira (10). Adolfo Sachsida foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como novo ministro da pasta.

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em leve queda de 0,14% na última terça-feira (10). Já o dólar registrou baixa de 0,44% no fechamento, cotado a R$ 5,134 na terça (10).

Os mercados futuros dos EUA operam em alta na manhã desta quarta-feira (11).

-Dow Jones Futuro (EUA), +0,91%
-S&P 500 Futuro (EUA), +1,08%
-Nasdaq Futuro (EUA), +1,26%

Bolsas Asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira (11). Os mercados repercutiram positivamente a redução no número de casos de Covid-19 na China e os dados da inflação que foram divulgados por Pequim.

A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da China indicou aceleração de 2,1% em abril, superando a aceleração de março, que fechou o mês com 1,5%. Já a taxa anual de inflação ao produtor (PPI) desacelerou de 8,3% em março para 8% em abril.

Segue os mercados asiáticos no fechamento:

-Nikkei (Japão), +0,18%
-Kospi (Coreia do Sul), -0,17%
-Taiex (Taiwan), -0,35%
-Xangai SE (China), +0,75% 
-Hang Seng (Hong Kong), +0,97%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus abriram em alta na manhã desta quarta-feira (11). As bolsas continuam se recuperando das perdas da semana passada e aguardam a divulgação da taxa anual da inflação ao consumidor (CPI) dos EUA, que serão divulgados nesta quarta (11).

A Alemanha já publicou os seus números da taxa anual da inflação ao consumidor (CPI), que indicaram aceleração para 7,4% no mês de abril, atingindo o maior nível desde 1981. Em março, os números do país europeu registraram aceleração de 7,3%. Os dados estavam alinhados com as expectativas de analistas ouvidos pelo “The Wall Street Journal”.

 A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta quarta (11) que o bloco vai concluir o seu programa de compra de ativos, que é conhecido como APP, nas próximas semanas. O órgão indicou que pode aumentar a taxa de juros da zona do euro após esse processo.

Os investidores seguem preocupados com a guerra entre Rússia e Ucrânia no Leste Europeu. Potências ocidentais preparam mais uma rodada de sanções econômicas contra Moscou.

Segue os mercados europeus na abertura:

-DAX (Alemanha), +1,10%
-CAC 40 (França), +2,08%
-FTSE MIB (Itália), +1,90%
-FTSE 100 (Reino Unido), +1,29%

Notícias Corporativas

Diversas empresas divulgam os seus balanços corporativos nesta quarta-feira (11) como a Estapar (ALPK3), Moura Dubeox (MDNE3) e a Santos Brasil (STBP3).

Agenda

Os EUA divulgam nesta quarta-feira (11) a taxa anual da inflação do consumidor. Dirigentes do FED, o banco central norte-americano, discursam nesta quarta (11) em meio a preocupações do mercado com possíveis mudanças na política monetária do país.

No cenário nacional, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do mês de abril nesta quarta-feira.