Café com BPM: Mercados asiáticos reagem positivamente a declaração do FED

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

O meio de semana começou positivo nos mercados asiáticos, que fecharam em alta nesta quarta-feira (18) após declarações de Jerome Powell, presidente do FED, o banco central norte-americano. Powell afirmou que a economia dos EUA consegue suportar as constantes mudanças na política monetária.

Já as bolsas europeias operam de forma mista após a divulgação de dados do CPI (Índice de Preços ao Consumidor) da zona do euro, que registrou subida de 7,4%. A previsão dos analistas era de 7,5%.

No cenário nacional, a quarta-feira (18) começa com uma agenda movimentada pelo da Petrobras (PETR4) sobre o mercado de carbono, que contará com as presenças do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto. Além disso, o TCU (Tribunal de Contas da União) retoma o julgamento da segunda etapa de privatização da Eletrobras (ELET6) nesta quarta-feira (18).

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em alta de 0,51% na última terça-feira (17). Já o dólar teve queda de 2,15% no fechamento, cotado a R$ 4,943 na terça (17).

Os mercados futuros dos EUA operam em baixa na manhã desta quarta-feira (18).

-Dow Jones Futuro (EUA), -0,25%
-S&P 500 Futuro (EUA), -0,40%
-Nasdaq Futuro (EUA), -0,67%

Bolsas Asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira (18) após os altos ganhos da bolsa de Wall Street na última terça-feira (17). Os investidores avaliaram positivamente a declaração de Jerome Powell, presidente do FED, o banco central norte-americano. Segundo Powell, a economia dos EUA está forte o suficiente para suportar o aperto monetário.

O Japão divulgou que o PIB (Produto Interno Bruto) sofreu uma queda de 0,2% no primeiro trimestre de 2022. Contudo, o mercado avaliou positivamente o indicador japonês pois os analistas previam uma queda de 0,4%.

A China continua tentando conter a onda de casos de Covid-19 no país, mas já está diminuindo as medidas restritivas em algumas cidades, como é o caso de Xangai, maior cidade da China.

Segue os mercados asiáticos no fechamento:

-Nikkei (Japão), +0,94%
-Kospi (Coreia do Sul), +0,21%
-Taiex (Taiwan), +1,50%
-Xangai SE (China), -0,25% 
-Hang Seng (Hong Kong), +0,20%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus operam de forma mista na manhã desta quarta-feira (18). Os investidores repercutiram de forma negativa a divulgação do CPI (Índice de Preços ao Consumidor) do Reino Unido, que subiu 9% em abril deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, mas foi 0,1 ponto percentual abaixo do que era previsto por analistas que foram consultados pelo “The Wall Street Journal”.

O CPI da zona do euro também foi divulgado nesta quarta (18). O indicador registrou subida de 7,4% na comparação anual de abril. A previsão era de 7,5%.

Os investidores continuam preocupados com a guerra entre Rússia e Ucrânia. Novas sanções econômicas em direção a Moscou são esperadas ao longo da semana.

Segue os mercados europeus na abertura:

-DAX (Alemanha), -0,01%
-CAC 40 (França), -0,12%
-FTSE MIB (Itália), +0,15%
-FTSE 100 (Reino Unido), -0,01% 

Notícias Corporativas

O TCU (Tribunal de Contas da União) retoma nesta quarta-feira (18) o julgamento da segunda etapa de privatização da Eletrobras (ELET3).

As ações da Locaweb (LWSA3) e da Cogna (COGN3) estiveram em destaque no fechamento da B3 terça-feira (17). Os papéis subiram 11,15% e 5,86% respectivamente.

Agenda

Dirigentes do FED, o banco central norte-americano, participam de eventos em diversas partes do país nesta quarta-feira (18) em meio a rumores de que os EUA possam modificar mais uma vez a sua política monetária.

No cenário nacional, o presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, participa da abertura de evento da Petrobras (PETR4) sobre o mercado de carbono. O ministro da Economia, Paulo Guedes, também estará presente.

Ainda no Brasil, o TCU (Tribunal de Contas da União) volta a julgar a segunda etapa de privatização da Eletrobras (ELET6) nesta quarta (18).