Café com BPM: CPI dos EUA deve nortear mercados; Futuros de NY sobem, enquanto europeias caem

O CPI previsto para as 9h30, deve subir 8,8% em junho na comparação ano a ano

O Índice de inflação ao consumidor dos Estados Unidos, chamado de CPI, é o principal indicador do dia e deve ajudar os mercados a balizar expectativas para os juros americanos. 

Os índices futuros de Nova York operam com alta, enquanto as bolsas europeias recuam na manhã desta quarta-feira (13), enquanto os investidores aguardam o importante relatório de inflação. 

O CPI previsto para as 9h30, deve subir 8,8% em junho na comparação ano a ano, de acordo com a pesquisa de economistas da Dow Jones. Caso se confirme, será maior do que a leitura de 8,6% de maio, que foi o maior aumento desde 1981 .

No cenário nacional, o Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a terça-feira (12) em leve alta de 0,06%, aos 98.271 pontos em sessão volátil. O dia foi marcado pela queda no preço das commodities e por notícias internacionais. O dólar avançou 1,15%, cotado a US$ 5,43.

BOLSAS INTERNACIONAIS

Os mercados futuros dos EUA operam em alta na manhã desta quarta-feira (13).

-Dow Jones Futuro (EUA), +0,19%
– S&P 500 Futuro (EUA), +0,24%
– Nasdaq Futuro (EUA), +0,36%

Na Ásia, a maioria das bolsas subiram nesta quarta, com a China divulgando dados comerciais e o Banco da Coreia e o Banco da Reserva da Nova Zelândia elevando as taxas.

Os dados da balança comercial chinesa mostraram um aumento de 17,9% nas exportações denominadas em dólar em junho, acima da alta de 12% que os analistas esperavam, informou a Reuters. As importações subiram 1%, abaixo dos 3,9% previstos por analistas em pesquisa.

– Shanghai SE (China), +0,09%
– Nikkei (Japão), +0,54%
– Hang Seng Index (Hong Kong), -0,22%
– Kospi (Coreia do Sul), +0,47%

Enquanto isso, os mercados europeus operam no vermelho, estendendo as perdas registradas nas sessões anteriores desta semana, enquanto os investidores se preparam para os últimos dados de inflação dos EUA.

– FTSE 100 (Reino Unido), -0,99%
– DAX (Alemanha), -0,71%
– CAC 40 (França), -0,37%
– FTSE MIB (Itália), -1,01%

NOTÍCIAS CORPORATIVAS

A Petrobras informou que vai orientar potenciais compradores de sua participação de 18,8% na UEG Araucária (UEGA) sobre o envio de propostas não vinculantes. 

A UEGA é uma sociedade entre o Grupo Copel e a Petrobras, constituída de uma usina de geração a gás natural (ciclo combinado, com duas turbinas a gás e 1 turbina a vapor), localizada em Araucária – PR, próxima ao gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL). 

Entrou em operação em 2002 e possui capacidade instalada total de 484 MW.

AGENDA

As vendas no varejo de maio serão divulgadas nesta quarta (13). De acordo com o consenso Refinitiv, a projeção aponta para alta de 1% em relação a abril e de 2,6% na base anual.