Café com BPM: China recupera fôlego enquanto mercados asiáticos tem baixa

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

O dia começou bem para a China nesta quinta-feira (2), que registrou avanço nas bolsas do país e também obteve o selo A+ da agência de risco Fitch, que considera que Pequim estará estável no futuro.

O restante das bolsas asiáticas registrou queda no fechamento, digerindo as perdas de Wall Street e os temores pela inflação global e mais uma mudança na política monetária dos EUA.

Já as bolsas europeias abriram em alta nesta quinta-feira (2), após a divulgação do PPI (Índice de Preços ao Produtor) da zona do euro.

Os investidores estão de olho na reunião mensal da Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e aliados, que deve decidir pelo aumento da produção para o mês de julho.

No cenário nacional, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deve divulgar o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil no primeiro trimestre nesta quinta-feira (2).

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, registrou estabilidade na última quarta-feira (1) com leve valorização de 0,01%. Já o dólar fechou com valorização de 1,08%, cotado a R$ 4,804 na quarta (1).

Os mercados futuros dos EUA operam em baixa na manhã desta quinta-feira (2). 

-Dow Jones Futuro (EUA), -0,54%
-S&P 500 Futuro (EUA), -0,75%
-Nasdaq Futuro (EUA), -0,74%

Bolsas Asiáticas

Com exceção das bolsas chinesas, os mercados asiáticos fecharam em baixa nesta quinta-feira (2), repercutindo o dia negativo de Wall Street na quarta (1) em meio a temores da inflação global e mudança na política monetária dos EUA.

Os investidores também estão atentos à reunião mensal da Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e aliados, que deve ocorrer nesta quinta-feira (2). A coalizão deve confirmar um aumento na produção de petróleo para o mês de julho.

As bolsas chinesas estão otimistas nesta quinta-feira (2) após a Fitch, importante agência de classificação reafirmar a classificação A+ para o país asiático, o que significa que a companhia avalia que a perspectiva da China para o futuro está estável. A Fitch também prevê que o PIB (Produto Interno Bruto) do país irá crescer 4,3%.

Segue os mercados asiáticos no fechamento:

-Nikkei (Japão), -0,16%
-Taiex (Taiwan), -0,73%
-Xangai SE (China), +0,42% 
-Hang Seng (Hong Kong), -1,0%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus abriram em alta na manhã desta quinta-feira (2), sugerindo uma recuperação dos dias anteriores que tiveram retração. O PPI (Índice de Preços ao Produtor) da zona do euro acelerou 37,2% em abril ante ao mesmo mês do ano passado. Apesar disso, o indicador veio abaixo do esperado para analistas do “The Wall Street Journal”, que previam alta de 38,6%.

Em relação a março, o indicador avançou 1,2% em abril, crescimento que também veio abaixo das projeções de especialistas, que esperavam um aumento de 2,3%.

Os investidores continuam atentos para a guerra entre Rússia e Ucrânia, que começou no dia 24 de fevereiro após a invasão russa e segue acontecendo no Leste Europeu. As potências ocidentais pretendem aplicar novas sanções econômicas a Moscou na semana que vem.

A bolsa de Londres está fechada nesta quinta-feira (2) por conta de um feriado.

Segue os mercados europeus na abertura:

-CAC 40 (França), +1,02%
-FTSE MIB (Itália), +0,40%
-DAX (Alemanha), +0,84%

Notícias Corporativas

A GP Investiments, fundo de private equity, anunciou nesta quinta-feira (2) via CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que está fazendo uma oferta pública de aquisição de todas as ações em circulação da Spice Private Equity. A companhia pretende pagar  US$ 16,25 por ação.

Agenda

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre deste ano no Brasil nesta quinta-feira (2).

No exterior, a Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) se reúnem nesta quinta-feira (2).

Dirigentes do FED, o banco central norte-americano, discursam nos EUA em meio a temores sobre mais uma mudança na política monetária do país.