Café com BPM: China altera política de juros e agrada investidores

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

A sexta-feira (20) começou movimentada com a decisão da China de reduzir a taxa de juros de referência para empréstimos a longo prazo no país, em uma tentativa de reativar a economia em meio a uma onda de casos de Covid-19.

Os investidores sinalizaram positivamente com a medida e as bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira (20).

Já os mercados europeus abriram em alta após a divulgação dos dados do varejo no Reino Unido. O indicador registrou subida de 1,4% em abril ante março, os números foram melhores do que era esperado por especialistas, que previam uma queda mensal de 0,3%.

No cenário nacional, a principal notícia é a chegada de Elon Musk ao Brasil, que deve acontecer na manhã desta sexta-feira (20) para se reunir com o presidente Jair Bolsonaro e conversar sobre possíveis negócios na Amazônia.

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em alta de 0,71% na última quinta-feira (19). Já o dólar teve queda de 1,32% no fechamento, cotado a R$ 4,917 na quinta (19).

Os mercados futuros dos EUA operam em alta na manhã desta sexta-feira (20).

-Dow Jones Futuro (EUA), +0,89%
-S&P 500 Futuro (EUA), +1,10%
-Nasdaq Futuro (EUA), +1,58%

Bolsas Asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira (20) depois da decisão da China de reduzir juros em uma tentativa de reativar a economia do país. O PBoc (Banco do Povo da China reduziu a taxa de juros de referência para empréstimos de longo prazo em 15 pontos-base, a 4,45%. De acordo com especialistas ouvidos pelo “Estadão/Broadcast”, a medida serve para sustentar a demanda por moradias em meio à crise do setor imobiliário no país.

A China aplicou fortes medidas restritivas em diversas cidades para diminuir o número de infecções por coronavírus. Xangai, maior cidade do país, flexibilizou essas medidas na semana passada após a diminuição de casos da doença.

Segue os mercados asiáticos no fechamento:

-Nikkei (Japão), +1,27%
-Kospi (Coreia do Sul), +1,81%
-Taiex (Taiwan), +0,78%
-Xangai SE (China), +1,60% 
-Hang Seng (Hong Kong), +2,96%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus abriram em alta na manhã desta sexta-feira (20) após dois dias de queda. Os investidores estão digerindo a divulgação dos dados do varejo do Reino Unido , que subiram 1,4% em abril ante março. Especialistas projetavam que o indicador iria registrar queda mensal de 0,3%.

A Alemanha publicou os dados do PPI (Índice de Preços ao Consumidor) do mês de abril. O indicador apresentou alta de 33,5% em abril em relação ao mesmo mês do ano passado. Em comparação com o mês de março, o PPI subiu 2,8%.

Os investidores continuam atentos aos desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia. As potências ocidentais pretendem anunciar mais sanções econômicas contra Moscou na semana que vem.

Segue os mercados europeus:

-DAX (Alemanha), +1,80%
-CAC 40 (França), +1,15%
-FTSE MIB (Itália), +1,93%
-FTSE 100 (Reino Unido), +1,99%

Notícias Corporativas

O empresário Elon Musk deve desembarcar no Brasil na manhã desta sexta-feira (20) para se reunir com o presidente Jair Bolsonaro em um hotel do interior de São Paulo. As informações foram divulgadas pelo jornal “O Globo”. Musk e Bolsonaro devem conversar sobre o interesse do empresário em trazer negócios para a Amazônia.

Em abril, o governador do Amazonas, Wilson Lima, havia anunciado que Musk sinalizou o desejo de trazer a sua empresa, Space X, para a Amazônia. 

Agenda

A UE (União Europeia) divulga os dados da confiança do consumidor do mês de maio nesta sexta-feira (20). Dirigentes do BCE (Banco Central Europeu) participam de diversos eventos pela zona do euro em meio a rumores de que o bloco poderia mudar a sua política monetária para conter a inflação.

No cenário nacional, o ministério da Economia irá publicar o relatório bimestral de receitas e despesas nesta sexta (20).