Café com BPM: Bolsas registram baixa após tombos de Wall Street

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

A quinta-feira (19) amanheceu em baixa para os mercados asiáticos, que fecharam em queda após fortes perdas de Wall Street na quarta (18) e o anúncio de novos lockdowns na China por conta do avanço da Covid-19.

Nas bolsas europeias, os mercados seguem negativos, repercutindo as perdas de Nova Iorque e também a guerra entre Rússia e Ucrânia. 

No cenário nacional, o governo federal deve divulgar nesta quinta-feira (19) os novos parâmetros econômicos com as projeções atualizadas para a inflação e o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil.

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em queda de 2,34% na última quarta-feira (18). Já o dólar teve alta de 0,78% no fechamento, cotado a R$ 4,980 na quarta (18).

Os mercados futuros dos EUA operam em baixa na manhã desta quinta-feira (19).

-Dow Jones Futuro (EUA), -1,35%
-S&P 500 Futuro (EUA), -1,50%
-Nasdaq Futuro (EUA), -1,73%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam em baixa nesta quinta-feira (19) após fortes perdas de Wall Street. A bolsa de Nova Iorque sofreu um tombo por conta dos balanços corporativos das grandes varejistas, que sentiram o impacto da alta inflação norte-americana.

A onda de novas infecções da Covid-19 continua preocupando a China. Apesar do relaxamento de diversas medidas restritivas, às autoridades do país asiático decidiram aplicar lockdowns em cidades que contabilizaram um alto número de casos de coronavírus.

Segue os mercados asiáticos no fechamento:

-Nikkei (Japão), -1,89%
-Kospi (Coreia do Sul), -1,28%
-Taiex (Taiwan), -1,70%
-Xangai SE (China), +0,36% 
-Hang Seng (Hong Kong), -2,54%

Bolsas Europeias

As bolsas europeias abriram em baixa na manhã desta quinta-feira (19). Os investidores ficaram preocupados com o tombo de Wall Street na última quarta-feira (18). Além disso, os mercados olham com atenção a alta inflação dos EUA e possíveis mudanças na política monetária do país.

A perspectiva de novos lockdowns na China e os desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia também foram recebidos de forma negativa pelos investidores. O mercado espera novas sanções contra Moscou, que podem ser anunciadas ainda nesta semana.

O BCE (Banco Central Europeu) divulga a ata de sua última reunião de política monetária nesta quinta-feira (19).

Segue os mercados europeus:

-DAX (Alemanha), -2,06%
-CAC 40 (França), -2,19%
-FTSE MIB (Itália), -1,33%
-FTSE 100 (Reino Unido), -2,41% 

Notícias Corporativas

O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou na noite da última quarta-feira (18) a privatização da Eletrobras (ELET6). Foram sete votos a um, sendo que o único voto contra foi do ministro Vital do Rêgo, que já havia pedido vista no dia 20 de abril.

O Burguer King Brasil informou aos seus acionistas na quarta-feira (18) que aprovou em Assembleia a mudança do nome da empresa no Brasil para Zamp S.A, ainda mediante a alteração estatutária.

O Google (GOGL34) anunciou que entrou com um pedido de falência na Rússia após as suas contas bancárias serem confiscadas. De acordo com a empresa, este confisco tornou a operação impossível em Moscou.

Agenda

O BCE (Banco Central Europeu) divulga a data de sua última reunião de política monetária nesta quinta-feira (19).

Os ministros das finanças e presidentes dos BCs do G7 se encontram nesta quinta-feira (19). Nesta semana, o grupo pediu que a Índia diminuísse as restrições para a exportação de trigo, temendo uma escassez global do produto.

No cenário nacional, o governo federal divulga a nova grade de parâmetros econômicos, com projeções atualizadas para a inflação e PIB (Produto Interno Bruto).