Café com BPM: Bolsas iniciam dia sem direção após dados econômicos da Europa

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

O dia começou com as bolsas em baixa nos mercados europeus, após a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) de diversos países do continente e do CPI (Índice de Gerente de Compra) da zona do euro.

Já as bolsas asiáticas encerraram o dia sem direção, mas os investidores digeriram positivamente os dados preliminares do PMI (Índice de Gerentes de Compras) da China, que mostrou a recuperação econômica do país.

No cenário nacional, o presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, participa de audiência sobre a inflação e taxa de juros na Câmara dos Deputados nesta terça (31). 

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em queda na última segunda-feira (30) com retração de 0,81%. Já o dólar teve alta de 0,33% no fechamento, cotado a R$ 4,753 na segunda (30).

Os mercados futuros dos EUA operam em baixa na manhã desta terça-feira (31).

-Dow Jones Futuro (EUA), -0,33%
-S&P 500 Futuro (EUA), -0,33%
-Nasdaq Futuro (EUA), -0,16%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam sem direção única nesta terça-feira (31) em meio a divulgação de dados preliminares do PMI (Índice de Gerentes de Compras) da China em maio, que indicaram uma recuperação da atividade econômica chinesa. As cidades do país asiático estão reabrindo os comércios após fortes medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19.

Segundo os dados do ENS (Escritório Nacional de Estatísticas), o PMI industrial do país avançou 49,6 em maio, enquanto os dados de serviços indicaram 47,8.

Bolsas asiáticas no fechamento:

-Nikkei (Japão), -0,33%
-Kospi (Coreia do Sul), +0,61%
-Taiex (Taiwan), +1,19%
-Xangai SE (China), +1,19% 
-Hang Seng (Hong Kong), +1,38%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus abriram majoritariamente em baixa na manhã desta terça-feira (31). Diversos países do velho continente divulgaram o PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre deste ano. Além disso, a zona do euro publicou o CPI (Índice de Inflação ao Consumidor).

O PIB da Itália registrou crescimento de 0,1% no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2021. Na comparação anual, entre janeiro e março, o PIB italiano teve crescimento de 6,2%.

Já a França divulgou que o seu PIB recuou 0,2% no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2021.

O CPI da zona do euro subiu 8,1% em maio, de acordo com dados divulgados pela Eurostat. Os resultados superaram as expectativas dos analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”. Em relação a abril, o CPI da zona do euro avançou 0,8% em maio.

Notícias Corporativas

A Petrobras (PETR4) confirmou que recebeu na última segunda-feira (30) um ofício da pasta de Minas e Energia afirmando que o ministério encaminhou uma solicitação a pasta de Economia para que a estatal se qualifique no âmbito do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) para iniciar estudos sobre uma possível desestatização da companhia.

O noticiário envolvendo a estatal não para. Segundo o “G1”, diretores da Petrobras avaliam que existe uma chance do governo Jair Bolsonaro não aplicar medida alguma para enfrentar uma possível escassez de diesel no segundo semestre deste ano. De acordo com os dirigentes, Bolsonaro pode culpar a empresa pela falta de combustível. Na semana passada, a companhia formalizou um ofício em que alerta para o risco da falta do produto no mundo e no Brasil.

Agenda

A China divulga o seu PMI (Índice de Gerente de Compra) do mês de maio nesta terça-feira (31). Além disso, Índia e Austrália devem publicar os resultados do PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre deste ano.

No cenário nacional, o presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, participa de audiência sobre a inflação e taxa de juros na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados nesta terça (31).