Café com BPM: Ásia e EUA em baixa à espera de balanços corporativos

Investidores esperam pela temporada de balanços de grandes empresas e os principais dados de inflação nos EUA

A semana começa com investidores no aguardo da início da temporada de balanços de grandes empresas e os principais dados de inflação nos EUA nesta segunda-feira (11), que também podem influenciar o Ibovespa por aqui. 

Além disso, a maioria dos mercados asiáticos fechou com baixa, acomoanhando a direção dos índices futuros de NY e bolsas da Europa.

Na semana passada, o Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, encerrou a sexta-feira (8) em baixa de 0,44%, aos 100.289 pontos. Mesmo com a queda, no acumulado da semana o índice avançou 1,35%. O dólar recuou 1,44% no pregão, cotado a R$ 5,26. Na semana, a queda foi de 1,32%.

EUA

Os mercados futuros dos EUA operam em baixa na manhã desta segunda-feira (11). Na sexta-feira (9), um relatório de empregos (payroll) mais forte do que o esperado mostrou que a desaceleração econômica que preocupa os investidores ainda não chegou e aumentou o ânimo dos investidores.

Isso, porém, pode encorajar o Federal Reserve a continuar seus aumentos agressivos de juros nos próximos meses para combater a inflação persistentemente alta, segundo informações do “Infomoney”.

-Dow Jones Futuro (EUA), -0,15%
-S&P 500 Futuro (EUA), -0,08%
-Nasdaq Futuro (EUA), +0,12%

Bolsas Asiáticas

Já a maioria dos mercados asiáticos fechou no vermelho, com destaque para o índice Hang Seng, de Hong Kong, que caiu cerca de 3% após a notícia de que a China impôs multas às empresas Tencent e Alibaba por não cumprirem as regras antimonopólio na divulgação de transações, segundo a “Reuters”.

Segue o fechamento das bolsas asiáticas:

-Shanghai SE (China), -1,27%
-Nikkei (Japão), +1,11%
-Hang Seng Index (Hong Kong), -2,77%
-Kospi (Coreia do Sul), -0,44%.

Bolsas Europeias

Já os mercados europeus recuam na sessão desta segunda (11), com investidores se preparando para mais dados sobre a inflação. 

Confira as principais bolsas europeias:

FTSE 100 (Reino Unido), -0,90%
DAX (Alemanha), -0,96%
CAC 40 (França), -1,05%
FTSE MIB (Itália), -0,69%

Notícias Corporativas

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou no sábado (9), que seus 12 sindicatos espalhados pelo país rejeitaram a contraproposta da Petrobras (PETR4) para acordo coletivo de trabalho (ACT) e aprovaram indicativo de greve por tempo indeterminado.

Um comunicado oficial será encaminhado na segunda-feira (11), à direção da Petrobras e aos presidentes da Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Já o Banco Modal (MODL11) informou que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a combinação de negócios com a XP, sem restrições.

Agenda

No Brasil, com o fim da greve dos servidores do Banco Central, a divulgação do Relatório Focus volta ao normal. O boletim com as projeções das instituições financeiras para IPCA, Selic, PIB e câmbio será apresentado às 8h25 (horário de Brasília) da segunda-feira (11).

Na terça (12), sai o desempenho do setor de serviços em maio. As vendas no varejo brasileiro de maio vão ser divulgadas na quarta-feira.

Além disso, a agenda desta semana é cheia lá fora, com Livro Bege, índices de inflação e começo da temporada de balanços nos EUA.

Na próxima quarta-feira (13) sai o Livro Bege – um sumário da situação econômica nos 12 distritos do Federal Reserve. O documento deve mostrar os efeitos dos juros mais altos na economia americana.