Bolsas de Nova York fecham em queda, com o aumento dos títulos do Tesouro

Setor de tecnologia foi o mais penalizado, seguido pelas companhias de petróleo

As bolsas de Nova York terminam a sessão desta segunda-feira (11) no negativo. O índice tecnológico Nasdaq fechou o dia em queda de 2,18%, a 13.411,00 pontos. O S&P 500 recuou 1,69% no dia, a 4.112 pontos, e o Dow Jones conseguiu anotou perdas de 1,19% no pregão, aos 34.308 pontos.

Em Wall Street, a Nasdaq foi a mais penalizada entre os principais índices da bolsa de Nova York devido ao aumento dos rendimentos dos títulos (yields) do Tesouro norte-americano, uma vez que o setor de tecnologia é um segmento bastante sensível às variações dos yields.

Próximo ao fechamento do mercado, o yield da T-note de dez anos operava a 2,78%, de 2,71% do último fechamento. Hoje, as ações da Microsoft registram queda de 3,94%, enquanto as da Apple caíram 2,55%. O avanço nos rendimentos ocorre diante de sinais de que o Federal Reserve (Fed) vai seguir em ritmo mais acelerado o seu aperto monetário.

Nesta segunda, em evento organizado pelo Fed de Atlanta, Christopher Waller, integrante do conselho do Fed, colocou em pauta a necessidade de “esfriar a demanda sem gerar uma crise econômica”.

No mesmo evento, o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, recordou que “esta mudança da inflação aconteceu realmente em três meses, depois de 15 anos de inflação fraca”. Bostic reconheceu, no entanto, que a entidade está atrasada em relação ao controle inflacionário no país. 

Nesse sentido, a inflação continua no radar dos investidores. A divulgação do indicador de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), marcada para amanhã, deve sinalizar as futuras expectativas para a reunião de maio do Fed. Segundo economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, a estimativa é de uma alta de 8,4% em março, na base anual.

Além disso, a maior perda entre os índices setoriais do S&P 500 é puxada pelo segmento de energia, em recuo de 3,11%. O movimento ocorreu devido à queda de mais de 3,5% dos preços do petróleo. O barril ficou abaixo de US$ 100 em ambos os contratos, Brent (junho) e WTI (maio). As ações da Occidental Petroleum registraram queda de 6,29%, as da Exxon Mobil recuaram 3,44% e as da Chevron perderam 2,54%.

A semana das bolsas de Nova York também será marcada por uma nova temporada de balanços nos EUA, com resultados de cinco grandes bancos. A estreia será protagonizada pelo JPMorgan antes da abertura das negociações de quarta-feira (13). Citigroup, Goldman Sachs, Morgan Stanley e Wells Fargo divulgarão seus balanços na quinta-feira (14).