Bolsas de Nova York terminam em queda, com dados de emprego nos EUA

Índice Dow Jones tem queda de 0,30%; S&P 500 recuou 0,57%; enquanto Nasdaq anotou perdas de 1,40%

As bolsas de Nova York terminam a sessão desta sexta-feira (6) em queda, com a divulgação de dados de emprego dos EUA. O índice Dow Jones terminou o dia em queda de 0,30%, aos 32.899 pontos. Já o S&P 500 recuou 0,57%, aos 4.123 pontos, enquanto o índice tecnológico Nasdaq anotou perdas de 1,40%, aos 12.144 pontos.

A retração das bolsas de Nova York na sessão de hoje ocorreu no contexto da divulgação de dados de emprego dos EUA e o anúncio das diretrizes da política monetária no país pelo Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano).

Na manhã desta sexta-feira (6), o Departamento do Trabalho dos EUA divulgou o Payroll, relatório de emprego do país, referente a abril. Segundo os dados, apenas neste mês foram criados 428 mil novos postos de trabalho fora do setor agrícola. A taxa de desemprego, por sua vez, manteve-se em 3,6%, o menor patamar em dois anos. 

Os ganhos salariais por hora trabalhada subiram 5,5% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, em linha com o esperado. Por sua vez, a participação na força de trabalho indicou uma leve queda, a 62,2% em abril, de 62,4% da leitura de março. 

Ambos os dados indicam que o mercado de trabalho segue bem apertado nos EUA. Nesse sentido, apesar de ligeiramente acima da expectativa do mercado, os resultados não foram o suficientes para que investidores descartassem a possibilidade de uma recessão no país. 

Na sessão desta sexta-feira (6), o segmento imobiliário e o de consumo discricionário foram os maiores prejudicados. O primeiro recuou 1,02% hoje e 3,78% na semana, enquanto o segundo teve queda de 1,31% e 3,37% na semana. As perdas ocorrem com o enxugamento dos títulos do Tesouro (Treasuries) norte-americano e títulos hipotecários, previsto para iniciar em 1º de junho, conforme anunciado nesta semana pelas autoridades do Fed. 

Nesse sentido, os rendimentos dos títulos do Tesouro oscilaram bastante durante o dia. No entanto, próximo das 17h30 (horário de Brasília), passaram a operar em leve alta. O rendimento do Treasury de dez anos subia a 3,144%, de 3,068% do fechamento de ontem.

O recuo das bolsas de Nova York na sessão de hoje fez com que os índices fechassem a semana em território negativo. Com isso, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq apresentam quedas acumuladas de 0,24%, 0,21% e 1,54%, respectivamente