Bolsas de Nova York fecham em queda, revertendo ganhos da abertura

Dados da inflação nos EUA preocupam investidores, que se afastam de ativos de risco

As bolsas de Nova York terminam a sessão desta terça-feira (12) em leve baixa, revertendo os ganhos do início da sessão. O índice tecnológico Nasdaq fechou o dia em queda de 0,30%, a 13.371 pontos. Já o S&P 500 recuou 0,34% no dia, a 4.397 pontos, e o índice Dow Jones anotou perdas de 0,26% no pregão, aos 34.219 pontos.

As bolsas de Nova York abriram em alta, após a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA referente a março, indicando que a aceleração do dado era esperada. O dado de março avançou 8,5%, ante 7,9% em fevereiro, na sua base anual, seguindo a expectativa do mercado.

O movimento de ganhos das ações, no entanto, foi perdendo ímpeto no decorrer do dia. Os índices passaram a registrar baixas principalmente após o discurso de Lael Brainard, integrante do conselho do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que comentou sobre a atual natureza da elevação dos preços.

Para Brainard, a guerra na Ucrânia é um “fator contribuinte importante”, criando riscos de alta para a inflação e de baixa para o crescimento econômico, de modo que quanto mais prolongada for a invasão russa, maiores serão os riscos. Assim sendo, apenas o aperto monetário pode não se mostrar suficiente para controlar a elevação dos preços. Investidores passaram então a analisar a situação com mais cautela, e ao longo da sessão foram se afastando dos ativos de risco.

“Com as autoridades do Fed continuando a soar mais agressivas a cada dia, os dados do CPI de março não mudarão seus planos de aumentar o ritmo de aumentos de juros para 0,50 ponto percentual por reunião a partir do próximo mês”, escreveu a Capital Economics em relatório.