Bolsas de Nova York fecham em leve queda, com a alta dos rendimentos de títulos

Resultados corporativos não foram suficientes para sustentar o breve avanço do início da sessão.

As bolsas de Nova York terminam a sessão desta segunda-feira (18) em leve baixa, em meio à alta dos rendimentos (yields) dos títulos do Tesouro dos EUA. O índice tecnológico Nasdaq registrou queda de 0,14%, aos 13.332 pontos. O S&P 500 fechou com variação negativa de 0,02%, aos 4.391 pontos. Já o Dow Jones anotou perdas de 0,11% no pregão de hoje, aos 34.411 pontos. 

O ganho do início da sessão das bolsas de Nova York foi sustentado principalmente pela divulgação dos balanços corporativos da semana. Nesse contexto, o mercado se prepara para a divulgação dos relatórios trimestrais que permitem aos investidores avaliar o impacto da guerra na Ucrânia e do aumento da inflação nas atividades operacionais do setor. Netflix, Tesla, Johnson & Johnson e International Business Machines devem divulgar números trimestrais nesta semana.

Além disso, o Bank of America encerrou a temporada de balanços dos grandes bancos de Wall Street com o relato de um forte crescimento em seus negócios de crédito ao consumidor. O resultado vem apesar de sua unidade de investimento bancário ter sido afetada por uma desaceleração na realização de negócios. Dessa forma, as ações do banco subiram 3,19%. 

Entre os índices setoriais do S&P 500, o melhor desempenho foi o segmento de energia, com avanço de 1,51%, em meio ao aumento dos preços dos barris de petróleo em mais de 1%. A alta foi reflexo direto da interrupção da produção na Líbia, após ataques de rebeldes a um campo de produção de petróleo do país. Nesse sentido, o mercado vê com preocupação a possibilidade de que a guerra na Ucrânia afete ainda mais o segmento, elevando os preços da commodity.

No entanto, os avanços não foram suficientes para uma recuperação dos índices. Na ponta das perdas, o segmento de cuidados com a saúde foi o com pior resultado, caindo 1,12%. As ações da Moderna recuaram 6,49%, mesmo com as boas notícias de que Taiwan aprovou o uso da vacina da marca contra covid em crianças.

Diante de um dia de fraqueza para as bolsas de Nova York, o ouro voltou a se tornar atraente e avançou na sessão, subindo 0,58%. O dólar no exterior permanece forte, com o DXY subindo 0,47%, a 100,79 pontos.