Bolsas de Nova York fecham em baixa, com a alta dos rendimentos de títulos

Em semana encurtada pelo feriado da Sexta-feira Santa, investidores também avaliam as perspectivas da política monetária do Fed

As bolsas de Nova York terminam a sessão desta quinta-feira (13) em baixa, ao fim de uma semana encurtada pelo feriado da Sexta-feira Santa. O índice tecnológico Nasdaq fechou o dia em queda de 2,14%, aos 13.351 pontos. O S&P 500 recuou 1,21% no dia, aos 4.392 pontos. Já o Dow Jones anotou perdas de 0,33% no pregão, aos 34.451 pontos.

O recuo dos principais índices das bolsas de Nova York ocorreu após os rendimentos dos títulos norte-americanos retomarem uma trajetória de alta. Além disso, os índices foram puxados pela apreensão de investidores, que avaliam perspectivas para a política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). 

O rendimento do Treasury de dez anos fechou a sessão em alta a 2,83%, de 2,70% do fechamento de ontem, retomando os ganhos após uma interrupção de dois dias. Com a alta desta quinta-feira (14), o rendimento do papel acumula ganhos de mais de 0,5 ponto percentual no mês de abril. Esse avanço pressionou as ações de crescimento e arrastou os índices S&P 500 e Nasdaq para território negativo. 

Além disso, investidores seguem avaliando as notícias do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano) a respeito do aumento da taxa básica de juros nos EUA para controlar a disparada dos preços ao consumidor nos país.

Na manhã desta quinta-feira (14), John Williams, o presidente do Fed, afirmou que a autoridade monetária está considerando um aumento de 0,5 ponto percentual nos juros, um sinal de que o banco central está tomando atitudes mais severas para conter a inflação. Em março, o Fed elevou os juros no país pela primeira vez em três anos. Segundo Williams, o processo de redução de balanço patrimonial deve iniciar em junho.

Na Europa, o mercado analisa os possíveis impactos da decisão do mais recente encontro do Banco Central Europeu (BCE). A instituição anunciou, nesta quinta-feira (14), que os planos de reduzir lentamente seu estímulo continuam, mantendo as taxas de juros inalteradas.

O posicionamento se caracteriza por uma abordagem de combate à inflação mais suave quando comparada às medidas do Federal Reserve. Esse parecer, no entanto, derrubou o euro, enquanto o índice do dólar contra moedas mais fortes registrava ganhos. 

Assim, diferentemente das bolsas em Nova York, as bolsas europeias fecharam em alta, firmando ganhos depois do anúncio BCE. Após ajustes, o índice Stoxx Europe 600 fechou em alta de 0,67%, a 459,82 pontos. O FTSE 100, índice de referência da bolsa de Londres, subiu 0,47%, a 7.616,38 pontos, o DAX, de Frankfurt, avançou 0,62%, a 14.163,85 pontos, e o CAC 40, de Paris, ganhou 0,72%, a 6.589,35 pontos. Em Milão, o FTSE MIB fechou em alta de 0,57%, a 24.862,35 pontos, e o Ibex 35, de Madri, ganhou 0,94%, a 8.699,00 pontos.