Bolsas de Nova York fecham em alta, com expectativa de decisão do Fed

O índice Dow Jones terminou em alta de 0,26%: S&P 500 cresceu 0,57%; Nasdaq subiu 1,63%

As bolsas de Nova York terminam a sessão desta segunda-feira (2) em leve alta, após forte instabilidade durante o dia. O índice Dow Jones terminou o dia em alta de 0,26%, aos 33.063 pontos. Já o S&P 500 subiu 0,57%, aos 4.155 pontos, enquanto o índice tecnológico Nasdaq anotou ganhos de 1,63%, aos 12.536 pontos.

Apesar de modestos, os ganhos das bolsas de Nova York na sessão de hoje foram marcados principalmente com a expectativa do mercado de um aperto monetário por parte do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano). A próxima decisão será anunciada na quarta-feira (4), e o mercado espera que as taxas de juros sejam elevadas em 0,5 ponto porcentual, o que representa uma alta para o intervalo de 0,75% a 1%.

Entre os índices setoriais do S&P 500, o destaque se deu com o segmento de serviços de comunicação, em alta de 2,42%. O setor é o que acumula a maior perda no ano, em grande medida devido à forte retração dos ativos da Netflix. Dentre as maiores altas, encontram-se as ações da Warner Bros Discovery, com ganhos de 6,06%. O movimento ocorreu após rumores de que a empresa teria intenção de vender sua plataforma de games, com a Microsoft figurando entre os principais interessados.

Leia também: Netflix (NFLX34) está ameaçada? Inflação é choque de realidade para o mercado de streaming

Ainda no grupo de serviços de comunicação, os papéis da Meta, dona do Facebook, subiram 5,32% na sessão desta segunda-feira (2). A empresa ainda se beneficia dos resultados trimestrais que superaram a expectativa do mercado, divulgados na semana passada.

Além disso, os papéis do setor de energia também se mostraram sensíveis aos ganhos de Wall Street, registrando alta de 1,37% ao final da sessão. As ações da Occidental Petroleum subiram 5,84%, apesar do crescimento abaixo de 1% dos preços do barril de petróleo.

O desempenho de hoje dos principais índices das bolsas de Nova York também foi marcado pela força dos rendimentos dos títulos (Treasuries) de dívidas públicas norte-americanos. Com isso, investidores observaram no decorrer do dia um salto no rendimento do Treasury de dez anos, que chegou a superar 3% pela primeira vez desde dezembro de 2018. O dólar, por sua vez, fechou em alta de 2,10%, cotado a R$ 5,07.