Bolsas de Nova York fecham em alta, apoiadas por balanços positivos

Salto das ações da Meta, dona do Facebook, compensaram o dia marcado pela retração do PIB dos EUA

As bolsas de Nova York terminam a sessão desta quinta-feira (28) em alta. O índice Dow Jones fechou o dia com alta de 1,85%, a 33.917 pontos. Já o S&P 500 subiu 2,48%, a 4.287 pontos, enquanto o índice tecnológico Nasdaq anotou ganhos de 3,06%, a 12.871 pontos.

Em dia marcado pela retração do PIB norte-americano, todos os índices das bolsas de Nova York registraram ganhos significativos, puxados principalmente pelo salto das ações da Meta, a dona do Facebook. 

De acordo com o Departamento de Comércio norte-americano, em relatório divulgado nesta quinta-feira (28), o PIB dos EUA teve retração de 1,4% no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o quarto trimestre do ano passado. 

Trata-se da primeira queda no PIB dos EUA desde o segundo trimestre de 2020, no início da pandemia. No último trimestre, o PIB norte-americano havia crescido 6,9%. O índice do país foi influenciado principalmente pelo ressurgimento dos casos de Covid-19, que afetaram as atividades econômicas dos primeiros meses do ano. Este foi o primeiro declínio desde a recessão do início da pandemia há quase dois anos.

Após o fechamento regular de Wall Street, a Meta Platforms reportou na quarta-feira (27) uma queda de 21,4% nos lucros no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período de 2021. No entanto, a dona do Facebook reportou um crescimento das receitas com publicidade, o que animou o mercado. Nesta quinta-feira (28), as ações da companhia fecharam em alta de 17,59%

O salto dos papéis da Meta puxaram o setor de serviços de comunicação, que terminou o dia com um crescimento de 3,88% no S&P 500. O setor de tecnologia, por sua vez, avançou 4,04%, liderando os ganhos no índice amplo das bolsas de Nova York.

Além disso, o Twitter recebeu suporte de balanços positivos hoje. Os papéis da companhia subiram 0,97% após a empresa registrar lucro sete vezes superior aos ganhos do primeiro trimestre de 2021.

Na tarde desta quinta-feira (28), após o fechamento regular das bolsas de Nova York, a Amazon reportou o seu primeiro prejuízo trimestral desde 2015. O resultado fez com que a ação da empresa passasse a cair mais de 9% nas operações pós-mercado, revertendo os ganhos de 4,65% registrados na sessão re