Black Friday na Bolsa: ações com descontos que valem a pena

Queda do Ibovespa abre oportunidades para comprar boas empresas com preços atrativos

Durante os últimos meses o Ibovespa vem sofrendo com a crise fiscal, inflação, baixo crescimento para 2022 e alta dos juros, despencando para 104 mil pontos atualmente. Essa dificuldade serviu para mostrar a força das empresas listadas na Bolsa. 

De acordo relatórios da Economática, os lucros das companhias, tirando a Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4), aumentaram 140% em relação ao ano passado e 354% ante o mesmo período de 2019. Esse descasamento entre altos lucros e queda da Bolsa pode ser visto em ações baratas.  

Com o clima da Black Friday, alguns analistas encontraram ações que podem dar bons retornos para 2022, com aquele desconto que vale a pena. Segundo a analista da Top Gain, Bruna Amalcaburio, os “setores de materiais básicos, como Vale, CSN (CSNA3) e Gerdau (GGBR4) estão na faixa de 3 vezes, então isso é bastante atrativo. Várias empresas de energia elétrica também, além de serem ótimas pagadoras de dividendos. O setor é considerado mais perene porque trabalha com contratos de longo prazo”. 

Foram citados também, ainda por Amalcaburio, a Cyrela (CYRE3) e a Eztec (ETZC3), que não recuperaram o valor pré-Covid de 2019, mas que pelos cálculos da Ágora Investimentos, ambas têm, respectivamente, um P/L para 2022 de 5,3 vezes e 5,5 vezes.  

“Por mais que seja um setor obscuro, que é penalizado pela inflação, nós temos no Brasil grandes construtoras, cujos os fundamentos estão melhorando”, disse Bertotti, da Messem. 

Empresas tradicionais, como os bancos e as commodities, não ficam de fora das lembranças dos especialistas. O Banco do Brasil (BBAS3), por exemplo, possui um fundamento extremamente solido, de acordo com  Bertotti. “Os bancos sabem se adaptar muito ao cenário do Brasil. Eles vêm fazendo o dever de casa. Prova disso são os lucros que nós vemos. O BB negocia muito abaixo do seu valor patrimonial e tem uma capilaridade grande, com foco no agro”, afirma o analista. 

Outro banco que recebeu comentários foi o ABC (ABCB4), pois segundo a analista fundamentalista na Benndorf, Niels Tahara, o banco está barato em termos de múltiplos de valuation, negociando a um P/L de 6,8 vezes. 

“Vemos o banco como o mais protegido contra um aumento na inadimplência e bem posicionado para se aproveitar de outros fatores macroeconômicos, como aumento do CDI. Além disso, o Banco ABC tem histórico de pagar 50% do lucro em dividendos”, argumenta. 

A BB Seguridade (BBSE3) não ficou de fora e recebeu a recomendação do sócio e diretor operacional da mesa proprietária Axia Investing, Caio Kanaan Eboli. De acordo com ele “a seguradora possui valor intrínseco interessante, com P/L de 11,88 vezes e potencial de alta de 30% no médio prazo e 48% no longo prazo, onde estaria seu topo histórico, por volta de R$ 33”.

A BP Money apenas reproduz análises com intenção de levar matérias de cunho jornalístico para democratizar o direito a informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.