Banco Santander (BCSA34) nomeia novo CEO global

Héctor Grisi já comandou as operações mexicanas do Credit Suisse e está no banco espanhol desde 2015

O Banco Santander (BCSA34) nomeou seu novo executivo-chefe. O escolhido para o cargo foi Héctor Grisi, o líder das operações do banco no México e na América do Norte. A decisão chega num momento em que o banco espanhol se prepara para um período de incerteza econômica em muitos dos mercados onde atua. Grisi foi um banqueiro de investimento e, entre 2007 e 2015, comandou as operações mexicanas do Credit Suisse. 

Grisi está no Santander desde 2015 como chefe da unidade mexicana, e em 2019 acumulou o comando da América do Norte. Durante o período, cortou custos, aumentou o número de clientes no México e transformou a unidade norte-americana na maior geradora de lucros para o grupo no ano passado. 

O banco espanhol tem a expectativa de que o banqueiro de investimentos consiga repetir ótimos resultados no grupo de forma mais ampla, que se estende do Brasil e Argentina até o Reino Unido e a matriz espanhola.

Muitas operações do Santander, como nos EUA e na Espanha, enfrentam incertezas econômicas por causa da alta inflação e do aumento na taxa de juros. Embora isso ajude o banco a fazer mais dinheiro no crédito, pode se tornar um problema se o aumento nos juros esfriar demais as economias, resultando em uma recessão.

A chairwoman executiva do Santander, Ana Botín, disse que Grisi “traz décadas de experiência e um profundo entendimento de nossos mercados e negócios”.

O novo CEO do Banco Santander deve estrear no cargo em janeiro de 2023. Em fevereiro, o banco espanhol anunciou que seu presidente-executivo se reportaria exclusivamente a Ana Botín e não ao conselho, numa resposta aos reguladores, que querem divisões mais claras na estrutura de liderança do banco. Botín continuará a supervisionar a estratégia do banco, enquanto Hector Grisi se ocupará das operações do dia a dia.