ARCT11 tem o maior dividend yield do mercado entre FIIs de tijolo

Fundo distribuirá R$ 1,64 por ação

O Riza Arctium Real Estate (ARCT11), fundo imobiliário híbrido comandado pela Riza Asset, é o FII com maior dividend yield entre os investidores de imóveis físicos do mercado, de acordo com o “FII”.

A distribuição dos dividendos do ARCT11 do mês de abril de 2022 será de R$ 1,64 por cota, o que equivale ao dividend yield de 1,54%.

O dividend yield, que é calculado na relação entre proventos distribuídos pela empresa e preços de ações negociadas na B3, é responsável por medir o rendimento de uma ação usando somente o pagamento de dividendos.

O Riza Arctium confirmou que o primeiro trimestre de 2022 foi fechado com nove ativos e sete locatários diferentes, a uma taxa contratual média superior a IPCA +9,60% ao ano, com os contratos tendo 10 anos de prazo, o que confirma a pretensão positiva para o mercado de FIIs.

Somente um ativo do fundo imobiliário possui 5 anos de prazo contratual.

Segundo a companhia, os resultados obtidos são consequência da análise do risco de crédito do inquilino, e também da valorização dos imóveis.

Além disso, o monitoramento dos ativos do portfólio da companhia também contribuíram para os 9 ativos presentes na carteira do fundo. 

Leia também: Ações e FIIs de shoppings se complementam? Analistas explicam

Outra estratégia é o uso do tipo de negociação “Sale & Leaseback”. O método, que consiste na venda e locação simultâneas de um imóvel, é usado por oito imóveis do fundo.

Taxa de capitalização também ARCT11 é fator determinante para resultados

O cap rate, ou taxa de capitalização (medida que indica a capacidade de retorno de um ativo do setor imobiliário) do fundo Riza também chama atenção no desempenho do FII , considerando a carteira de imóveis da empresa.

Alguns galpões do ARTC11 possuem cap rate acima de 10%, enquanto os menores valores variam de 9 a 9,5%. 

O fundo dirigido pelo Riza já definiu que seu retorno-alvo é “IPCA+ 7,0% a 8,0% a.a. líquido ao investidor, no horizonte de longo-prazo”. 

Portanto, o objetivo do FII já está sendo alcançado com os resultados obtidos até abril deste ano, ao considerar o pagamento de 1,54% do dividend yield.

Além disso, as novas alterações e aumentos da inflação e das taxas de juros manterão o pagamento dos dividendos do ARTC11, com rendimentos estimados em IPCA+8%.