Ações da Traders Club (TRAD3) caem 25% após suposta "manipulação de cotação de ações"

Segundo jornal, a TC é alvo de investigação da CVM e da BSM Supervisão de Mercados

As ações da Traders Club (TRAD3) operavam em queda de 25%, cotadas a R$ 5,42, por volta das 13h35 (de Brasília) desta quinta-feira (30), na bolsa de valores de São Paulo (B3). O tombo nos papéis acontece após uma notícia do jornal “O Globo” , sobre uma investigação da empresa pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pela BSM Supervisão de Mercados, ser veículada. No último dia 26 de setembro, no entanto, o colunista desmentiu a informação e afirmou que o inquérito foi aberto a partir de uma denúncia do próprio TC.

A Traders Club, ou TC (como também é conhecida no mercado), é uma plataforma de informação e inteligência do mercado financeiro, criada em 2016. De acordo com informações do jornal, a TC estaria sendo investigada por “manipulação de cotação de ações”.

Veja também: Exclusivo: TradersClub (TRAD3) deve virar corretora e ter AAIs para enfrentar XP e BTG

Após a notícia veiculada, as ações da TC tiveram uma queda abrupta na bolsa. Em resposta ao jornal “O Globo”, o TC informou que “não recebeu qualquer notificação pelos respectivos órgãos”. Mesmo assim, o blog de Lauro Jardim destacou que iria manter a informação publicada. 

Além disso, um vídeo que circula na internet desde o início desta semana, com uma mulher caracterizada de palhaça, diz que Rafael Ferri (um dos principais acionistas da TradersClub) e “sua turma” dão dicas “que são verdadeiras furadas e mais se parecem piadas de mau gosto” para os investidores.

Segundo a mulher não identificada, que fala durante todo o vídeo que circula nas redes sociais, existem “crimes gravíssimos” da empresa contra o mercado financeiro. E para além desses crimes, o vídeo cita ainda “17 acusações de assédio na empresa”, entre outras práticas abusivas que teriam sido realizadas na sede da companhia.  

No Twitter, Pedro Albuquerque, CEO da TC Investimentos, comentou sobre o vídeo e afirmou que a empresa “não tem preocupação com denúncias porque faz tudo o que é correto”.

A companhia ainda afirmou que o “vídeo compartilhado contém acusações absolutamente falsas”. Segundo a empresa, “diferente do que foi apresentado na gravação, não há qualquer investigação ou processo contra o TC na CVM – Comissão de Valores Mobiliários, e denúncias anteriores foram arquivadas. No âmbito penal, também não há qualquer processo ou investigação referente a quaisquer dos supostos crimes citados. O TC reforça que repudia veementemente qualquer conduta que não se baseie em valores éticos. A empresa preza pela honestidade e transparência e se coloca à disposição para colaborar com os órgãos responsáveis”, informou o TC, em nota.

No início desta semana divulgaram um vídeo profissional com informações falsas, estimulando as pessoas a fazerem denúncias na CVM contra nós.

Nao temos preocupação com denúncias porque fazemos tudo o que é correto.

Fiquem tranquilos que o bem sempre vai vencer o mal. #TRAD3
— Pedro Albuquerque F (@albuquerque_af) June 30, 2022