Ações: Aprenda como funciona a variação de preços

Funcionando como a “lei” de oferta e demanda, aprenda quais situações podem afetar a valorização de ações

O setor de varejo liderou as valorizações na B3, mesmo após a divulgação do resultado negativo, divulgado nesta quarta-feira (7), que as vendas do setor caíram 3,1% em agosto. A Embraer, que desvalorizou 56,6% no ano passado, é a empresa que mais cresceu na bolsa brasileira neste ano, com alta de 164%.

Parece confuso, mas existem vários fatores que podem influenciar o preço de uma ação, pode variar da situação financeira da própria empresa até a conjuntura política do país. Após entender os motivos que causam a variação do valor dos papéis, se torna mais prático realizar uma análise antes de realizar os investimentos.

O funcionamento da B3

Primeiramente é preciso saber como funciona uma Bolsa de Valores. Podemos comparar a B3 com um grande leilão, mas em vez de vender antiguidades, são vendidas as ações das empresas. Com isso, vem a base dos fatores que podem influenciar o preço de uma ação, a “lei” da oferta e demanda.

Por exemplo, se há mais pessoas que querem comprar uma ação do que vendê-la, o preço irá subir, até porque essas ações são mais “raras” e as pessoas vão pagar um preço mais alto por elas. Por outro lado, se há uma série de ações para venda e ninguém está interessado em comprá-las, o preço cairá rapidamente.

Caso um grande acionista decida vender uma quantidade massiva de ações, a tendência é que o preço caia, pois não há investidores o suficiente para adquirirem os papéis. Por conta disso, o preço das ações de uma empresa podem variar bastante mesmo que não haja nada de errado com a companhia.

Sabendo agora a base da influência de preços das ações, saiba quais situações podem afetar a oferta e a demanda dos papéis de uma companhia e, consequentemente, seu preço.

Tendência de Mercado

A tendência de operação do mercado é um dos fatores que mais influenciam na variação dos preços, de uma forma bastante natural. Quando uma ação não tem tanta relevância em determinado momento especulativo, o seu valor de oferta diminui.

As bolhas especulativas também são um ponto de muita influência, que fazem com que determinadas ações sejam vendidas por preços fora da realidade. O grande problema é que esse quadro exageradamente vantajoso não se sustenta, e é quando a bolha estoura, com investidores perdendo capital.

Dica: Esteja atento aos segmentos que estão em crescimento no mercado, mas não limite sua carteira apenas a eles.

A saúde financeira da empresa

Grandes empresas costumam vender suas ações no mercado e o preço depende muito de sua saúde organizacional e financeira. Empresas seguras e de grande porte tendem a ser bons negócios, o que faz suas ações terem valores maiores e mais sólidos. Entretanto, há possibilidades de abalo nesses preços.

Caso uma companhia que tem suas ações no mercado passa por algum tipo de instabilidade, a tendência é que os preços de suas ações caiam. As causas podem ser várias: baixa ou alta no último balanço de lucros, envolvimento em escândalos de corrupção, novos acordos de expansão e qualquer outro fator, seja ele positivo ou negativo.

Dica: Evite investir em empresas que passam por processo de recuperação judicial, sempre pesquise sobre a instituição antes de investir.

Rumores e notícias sobre a empresa 

Todo investidor da bolsa precisa saber a importância de estar atento às notícias de um modo geral, não só sobre o mercado. A grande questão é que algumas delas não são verídicas, se tratando apenas de rumores, o que já pode influenciar os preços. Os valores de uma ação podem variar apenas com especulações.

Dica: É importantíssimo estar atento ao que é veiculado na imprensa para entrar ou sair de uma posição com convicção na hora certa. 

Cenário político

Questões políticas de um país é um fator fundamental para atuar na mudança dos preços de ações. Em países com cenário político instável essa situação é normal.

Nesse caso, o quadro é muito parecido com as variações que as ações de empresas sofrem com notícias relacionadas a elas. Se há instabilidade política em determinado momento, a tendência é que esses títulos sofram o reflexo disso.

Entender esses fatores é fundamental para saber identificar possibilidades futuras de variação nos preços de ações. Isso melhora consideravelmente o seu desempenho como investidor.

Dica: Muita parecida com a anterior, se mantenha informado sobre possíveis crises políticas e fique atento às pautas do legislativo.

Eventos imprevisíveis 

Outro fator que também influencia o valor são mudanças no preço das matérias-primas, na legislação ou mesmo escândalos ou acidentes de grandes proporções envolvendo a empresa. Como por exemplo a tragédia na barragem da Vale em Brumadinho, a Operação Carne Fraca ou a delação da JBS. 

Alterações no mercado internacional também podem influenciar o mercado de ações brasileiro, uma vez que boa parte dos compradores de ações são estrangeiros. Isso resulta numa maior pressão de alta sobre o preço dos ativos.

Dica: Em situações extremas também são abertas boas oportunidades de mercado, fique atento as empresas afetadas, analise se é possível que haja uma recuperação e invista!