Mundo

Twitter (TWTR34) afirma remover mais de 1 milhão de contas falsas por dia

Em videoconferência com a imprensa, a plataforma digital também explicou suas políticas de combate à manipulação

O Twitter (TWTR34) disse nesta quinta-feira (07) que remove diariamente de sua plataforma mais de 1 milhão de contas consideradas spam. Além disso, a plataforma digital explicou suas políticas de combate à manipulação. As declarações foram feitas em uma videoconferência com a imprensa. 

A afirmação surge num momento de impasse da venda do Twitter para o bilionário sul-africano Elon Musk. Em junho, o CEO da Tesla disse que poderia desistir do acordo de US$ 44 bilhões para a aquisição da plataforma caso a empresa não fornecesse dados sobre spam e contas falsas. 

Em 6 de junho, por meio de uma carta enviada à empresa, o magnata acusou a plataforma de “resistir e frustrar” seu direito a informações sobre contas falsas na plataforma, chamando isso de “clara violação material” dos termos de seu acordo de fusão. 

A carta também comunicou que o bilionário sul-africano concordaria em garantir a confidencialidade de qualquer pessoa que revisasse os dados e não usaria nenhuma “informação competitivamente sensível” se o acordo não fosse concretizado.

Desde que suspendeu a compra da rede social, Musk vem questionando os números trimestrais do Twitter, que apontam que as contas de spam representariam menos de 5% da base de usuários. 

De acordo com a plataforma, as políticas de combate ao spam da plataforma estão focadas em comportamento, uso de contas falsas e práticas de manipulação da plataforma, como operar várias contas falsas para manipular o debate público. 

O Twitter afirma que os chamados bots, que consistem em contas que utilizam automação para postagem de tuítes, são permitidos. O bot só pode ser considerado spam caso seu comportamento seja suspeito, informou a plataforma.  

Além da remoção de contas de spam, o Twitter revelou que também bloqueia semanalmente milhões de contas suspeitas, se elas não passarem por verificações feitas pela plataforma para provar que são operadas por pessoas.