Mundo

TikTok: Google (GOGL34) e Apple (AAPL34) recebem carta pedindo exclusão do aplicativo das lojas

Na semana passada, Brendan Carr, comissário dos EUA, enviou um comunicado aos CEOs das companhias pedindo o banimento do TikTok.

O aplicativo TikTok poderá ser excluído das lojas de aplicativos da Apple (AAPL34) e da Google (GOGL34). Na semana passada, Brendan Carr, comissário da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, órgão regulador do setor de telecomunicações), enviou uma carta aos CEOs do Google e da Apple pedindo o banimento do TikTok.

No documento, Carr afirmou que a rede social coleta dados dos usuários norte-americanos, desde históricos de busca até biometria facia.

“Peço que apliquem suas políticas das lojas de aplicativos ao TikTok e o removam da Apple App Store e da Google Play Store por não cumprirem essas políticas”, escreveu Carr.

Além do pedido, o comissário apelou para que as empresas enviem respostas com uma justificativa caso não excluam o TikTok. 

TikTok tem sido alvo de polêmica em junho

Em 21 de junho, o TikTok anunciou que promoverá mudanças em seu serviço na União Europeia (UE). A intenção da rede social chinesa é evitar possíveis sanções em um caso gerado por várias reclamações de grupos de consumidores europeus.

Em 2021, o TikTok foi denunciado pela a BEUC (Organização Europeia de Consumidores) por não proteger as crianças de publicidade oculta e conteúdo impróprio.

Dentre as principais mudanças, está incluída a existência de uma opção que permitirá que os usuários adultos denunciem anúncios que incentivam crianças e adolescentes a comprarem bens ou serviços.

Três dias antes (18), o TikTok tinha se envolvido em mais uma polêmica. A plataforma chinesa anunciou que a Oracle armazenará todos os dados de seus usuários norte-americanos, na tentativa de dissipar os temores sobre sua segurança nas mãos de uma plataforma de propriedade da ByteDance na China. Os EUA suspeitam que o TikTok esteja repassando os dados de usuários norte-americanos ao governo comunista chinês.