Logo BP Money
Apple (APPL34) e Kim Kardashian lançam nova coleção de fones
Locaweb (LWSA3) é “top pick” no setor, defende BofA
Internacional

Taiwan: avião de Nancy Pelosi pousa na ilha

Casa Branca orientou Nancy Pelosi a não realizar esta viagem; China promete retaliação aos EUA

por Redação BP Money

2 de agosto de 2022 11:53Atualizado em: 2 de agosto de 2022 12:34
Taiwan: avião de Nancy Pelosi pousa na ilha
Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA. Divulgação

O avião com a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, realizou o pouso em Taiwan, por volta das 11h50 (horário de Brasília) desta terça-feira (2). O governo chinês monitorou o voo que transportou a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA. Vale lembrar que fazia 25 anos desde a última visita de um presidente dos EUA a Taiwan.

A Casa Branca orientou Nancy Pelosi a não realizar esta viagem. A China, nesta manhã, colocou aviões de guerra para sobrevoar a linha que divide o Estreito de Taiwan. Pequim prometeu consequências aos EUA, devido a visita da Pelosi à ilha.

Nesta terça, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, afirmou que o exército de Pequim “nunca ficará de braços cruzados” e “defenderá a soberania e a integridade territorial da China”. 

Veja também: China realiza exercícios militares próximos a Taiwan

Hua Chunying, outra porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, afirmou que os Estados Unidos assumirão a responsabilidade e pagarão o preço por "minar os interesses de segurança soberana da China".

Em seu Twitter, Pelosi cutucou Pequim afirmando que "a solidariedade dos Estados Unidos com os 23 milhões de habitantes de Taiwan é mais importante hoje do que nunca, pois o mundo enfrenta uma escolha entre autocracia e democracia”.