Mundo

Reino Unido irá implementar imposto sobre o lucro de empresas de petróleo e gás

O imposto temporário será destinado para medidas de auxílio para a população mais necessitada

O governo do Reino Unido anunciou que irá começar a aplicar uma taxa de 25% sobre o lucro de empresas de gás e petróleo, em uma tentativa de arrecadar recursos para auxiliar pessoas mais afetadas pela inflação. O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, nesta quinta-feira (26).

Com a medida, empresas como BP e Shell serão afetadas. De acordo com Sunak, o imposto deixará de ser cobrado quando os preços dos combustíveis forem normalizados. O ministro afirmou que o setor foi selecionado por ter se beneficiado da escalada dos preços de energia. 

Leia também: UE investirá 300 bilhões de euros para acabar com dependência energética russa

“O setor de gás e energia está tendo lucros extraordinários, não como resultado de mudanças recentes ou eficiência, mas devido à alta global no preço das commodities”, disse Rishi Sunak.

É esperado que o novo imposto integre um pacote de benefícios que totalizará 15 bilhões de libras. Com os fundos arrecadados, Sunak afirmou que o governo pode enviar o dinheiro para milhões de pessoas no país que vivem em condições de vulnerabilidade. Cerca de oito milhões de famílias vulneráveis receberão apoio de 1 mil libras este ano.

Inflação alta é desafio para Reino Unido

Nesta quinta-feira, Rishi Sunak afirmou que os próximos meses serão “difíceis” com a inflação alta no país. Em abril, a inflação no Reino Unido teve alta de 9%, o maior nível registrado nos últimos 40 anos

A inflação no país foi impulsionada por um aumento brusco nos preços de energia elétrica e do gás, devido a um aumento no limite do governo para as tarifas. Na semana passada, o ministro britânico declarou que “não podemos proteger a população por completo dos desafios globais, mas estamos proporcionando um apoio significativo onde podemos, e estamos dispostos a fazer mais”.

Leia também: Petróleo russo terá importação proibida por membros do G7

O governo britânico tem implementado outras ações para aliviar a situação para a população do Reino Unido. Em fevereiro, o governo lançou um pacote para auxiliar 28 milhões de famílias a pagar a conta de luz, que sofreu uma alta de 54% em abril. As famílias receberam um depósito de 150 libras e os beneficiados não vão precisar fazer a devolução do valor no futuro.