Mundo

Recessão econômica é “evitável”, segundo secretária do Tesouro dos EUA

De acordo com Janet Yellen, possível PIB negativo dos EUA no segundo trimestre pode não significar recessão

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou, neste domingo (24), que apesar da desaceleração econômica na economia dos EUA, ainda é possível evitar uma recessão econômica. 

Em entrevista ao “Meet the Press” da “NBC”, Yellen afirmou que os fortes números de contratações nos EUA junto aos gastos do consumidor mostraram que a economia dos EUA não está, atualmente, em recessão. Em junho os EUA criaram 372 mil empregos e a taxa de desemprego se manteve em 3,6%. 

Veja também: Recessão é o novo bicho papão do mercado, mas por que?

“Esta não é uma economia que está em recessão, mas estamos em um período de transição em que o crescimento está desacelerando e isso é necessário e apropriado”, destacou Yellen.

Yellen complementou dizendo que mesmo com uma inflação “muito alta”, os recentes aumentos realizados pelo Federal Reserve (banco central norte-americano) nas taxas de juros estão ajudando a controlar a alta dos preços.

Em meio às falas positivas de Yellen, dados divulgados pelo Departamento do Trabalho, na última semana, mostraram que os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA bateram uma nova máxima em 8 meses, registrando uma alta pela terceira semana consecutiva. 

Os pedidos iniciais de auxílio desemprego tiveram alta de 7 mil, para 251 mil na semana encerrada no dia 16 de julho, contra 244 mil na semana anterior. 

“Não estou dizendo que definitivamente evitaremos uma recessão. Mas acho que há um caminho que mantém o mercado de trabalho forte e reduz a inflação”, pontuou Yellen.

A secretária do Tesouro dos EUA afirmou que mesmo que o número do PIB dos EUA do segundo trimestre venha negativo, isso não deve sinalizar uma recessão, já que existe uma certa força do mercado de trabalho.

“A recessão é uma fraqueza generalizada na economia. Não estamos vendo isso agora”, ressaltou Yellen sobre a possibilidade de uma recessão econômica.