Mundo

Putin e Zelensky estão na lista de mais influentes da "Time"

Perfil do presidente russo foi descrito com muita ironia por Alexei Navalny, seu principal opositor

O presidente russo Vladimir Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky foram incluídos na lista de líderes mais influentes de 2022 pela revista “Time”. Divulgada nesta segunda-feira (23), a relação conta com 100 pessoas.

Cada participante possui o perfil escrito por alguma personalidade relevante. Putin teve seu perfil descrito por Alexei Navalny, seu principal opositor na Rússia.

O texto possui bastante ironia e alfinetadas ao líder russo, dizendo que Putin está ensinando ao mundo o que fazer para anular 20 anos de ganhos econômicos de um país. Em 2020, Navalny foi envenenado e teve que ir para a Alemanha buscar tratamento.

Ao contrário de Vladimir Putin, Zelensky foi descrito pelo presidente norte-americano Joe Biden como “um homem que acredita profundamente no dever com seu povo e vive somente com a responsabilidade de liderar sua nação neste momento difícil”.

A presença de ambos na lista de pessoas mais influentes de 2022 pela revista “Time” surge num momento político delicado. Em 24 de fevereiro deste ano, a Rússia atacou o território ucraniano por mar, terra e ar. Segundo a agência Reuters, pelo menos 46 mil pessoas perderam a vida e mais de 2 mil edifícios foram destruídos desde então. 

Nesta segunda-feira (23), foi condenado à prisão perpétua o primeiro criminoso de guerra da disputa entre Ucrânia e Rússia. O sargento russo Vadim Shishimarin, 21, foi condenado por ter atirado contra um civil ucraniano em um vilarejo próximo a Kiev. 

Ainda nesta segunda-feira, Zelensky falou na inauguração do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e foi ovacionado por outros líderes mundiais. O presidente ucraniano propôs que o mundo crie um protocolo de atuação preventiva quando um país ameaça atacar outro. Ainda no discurso, o líder da Ucrânia afirmou que seu país precisa de, ao menos, US$ 5 bilhões por mês para se reestruturar. O presidente Vladimir Putin foi banido do evento.