Mundo

BRICS irão criar moeda de reserva internacional, afirma Putin

O líder russo divulgou novidade em mensagem de vídeo para os participantes do Fórum do BRICS

Os países do BRICS estão se preparando para criar uma moeda de reserva internacional. A novidade foi divulgada nesta quarta-feira (22) pelo presidente russo, Vladimir Putin.

“Está em elaboração a criação de uma moeda de reserva internacional com base na cesta de moedas dos nossos países”, afirmou o líder russo em mensagem de vídeo para os participantes do Fórum do BRICS. O evento irá ocorrer nos dias 23 e 24 de junho.

Putin ainda ressaltou que a agenda do fórum é cheia de questões verdadeiramente pertinentes. Dentre elas, o mandatário russo citou a manutenção do desenvolvimento sustentável da economia mundial, a modernização da indústria, o crescimento verde e o fortalecimento da cooperação nas esferas da economia digital. 

O presidente russo não deixou de exaltar seu país e se mostrou aberto para fazer parcerias com os países do bloco. “A estratégia da Rússia é imutável, fortalecendo nosso potencial econômico, tecnológico e científico estamos dispostos a trabalhar de forma aberta com todos os parceiros conscienciosos na base dos princípios do respeito pelos interesses mútuos, da primazia incondicional do direito internacional e da igualdade entre os países e os povos”.

No Fórum Econômico Internacional, que aconteceu em São Petersburgo na semana passada, os empresários estrangeiros demonstraram interesse em seguir trabalhando com a Rússia, desejo que satisfez Putin. 

“Estão crescendo notavelmente os volumes das entregas do petróleo russo à China e Índia. Está em desenvolvimento dinâmico a cooperação na esfera agrícola. A Rússia está exportando aos Estados do BRICS quantidades significativas de fertilizantes. As empresas de TI russas estão ampliando sua atividade na Índia e na África do Sul, enquanto os nossos satélites fornecem a transmissão de TV já a 40 milhões de cidadãos brasileiros”, relatou o líder russo.

“Aproveitando a ocasião, gostava de convidar os representantes de seus países para o Fórum Econômico Oriental, que ocorrerá em Vladivostok no início de setembro, onde também serão discutidas muitas questões atuais para a comunidade empresarial dos países do BRICS”, completou o líder da Rússia, país integrante do BRICS.