Mundo

Inflação: Fed está ‘fortemente’ comprometido em trazer preços para baixo nos EUA, diz Powell

Presidente do banco central norte-americano afirmou, em audiência no Senado, que aumento dos preços ainda pode piorar

O presidente do Fed, o banco central norte-americano, Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (22) em audiência no Senado que a alta da inflação ainda pode piorar, mas que a autoridade monetária está “fortemente” comprometido em levar os preços para baixo e continuará a adaptar a política monetária de acordo com o cenário. 

De acordo com Powell, a inflação está em uma trjatória de alta prolongada em decorrência da quebra das cadeias globais e da invasão russa na Ucrânia. Além disso, o presidente do BC norte-americano também afirmou que o ritmo de aumento futuro será determinado pela evolução das perspectivas econômicas. 

Powell disse ainda que é fundamental para os EUA que a inflação diminua para que o país tenha períodos de fortes condições no mercado de trabalho. 

Presidente do Fed afirma que o foco é arrefecer a inflação

A declaração desta quarta-feira vai ao encontro do que o presidente do Fed vem afirmando sobre a atuação da autoridade monetária. Na semana passada, o presidente do Fed destacou que a atenção total do banco central dos EUA está no arrefecimento da inflação.

“Meus colegas e eu estamos fortemente focados em fazer retornar a inflação ao nosso objetivo de 2%”, afirmou Powell, em discurso de abertura em uma conferência da autoridade monetária sobre o papel internacional do dólar.

As breves observações de Powell na abertura do evento abordaram a “centralidade” do dólar na economia global. Powell disse que o compromisso do Federal Reserve com a estabilidade de preços contribui para a confiança generalizada no dólar e incentiva a comunidade internacional a manter a moeda norte-americana. 

“O papel internacional do dólar tem vários benefícios para a economia dos EUA”, ressaltou o banqueiro norte-americano sobre a inflação.