Mundo

Henipavírus: LayV foi achado na China antes da Covid-19

Pelo tempo descoberto, o novo hepavírus não é nada próximo ao que o mundo viu com a atual pandemia

Cientistas chineses identificaram a existência de um novo vírus no país, o Langya henipavírus (LayV). O detalhe, é que o primeiro caso de infecção deste vírus foi identificado antes de 2019, ou seja, antes mesmo da pandemia de Covid-19. 

Após o primeiro caso, outros 35 pacientes, nas províncias de Shandong e Henan, foram identificados com infecções pelo novo vírus. A descoberta foi publicada na revista científica The New England Journal of Medicine, segundo o “Metrópoles”. 

Pelo tempo descoberto e pelos estudos, o novo hepavírus não é nada próximo ao que o mundo viu com a atual pandemia. “Nada para tirar nem um minuto de sono”, afirmou o virologista Maurício Lacerda, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, segundo a Folha de S. Paulo. 

Entre todos os pacientes apresentados no estudo, 26 estavam infectados somente com o LayV. Febre estava presente em toda essa parcela com infecção exclusiva. Mais da metade (54%) tinha fadiga e exatamente metade apresentava tosse e perda de apetite. Outros sintomas comuns foram mialgia (46%), náusea (38%), dor de cabeça (35%) e vômito (35%).

Henipavírus vem de mamífero de pequeno porte

Os pesquisadores conseguiram encontrar o vírus também em cabras e em cachorros. Na vida selvagem, o LayV foi achado especialmente em musaranhos (um pequeno mamífero), que poderiam, dizem os cientistas, ser o reservatório natural do novo vírus.

Ainda de acordo com à publicação, não foram observados sinais de transmissão entre humanos. Segundo os pesquisadores, não havia histórico de contato ou pontos de exposição comum entre os pacientes com o vírus.

As informações obtidas em cerca de dois anos de observações sobre o vírus apontam para infecções humanas esporádicas.

Os casos atuais podem chamar a atenção da comunidade científica pelo vírus pertencer aos henipavirus. Dentro desse grupo estão os bastante letais vírus nipah e hendra —cujos reservatórios naturais são, comumente, morcegos.

No entanto, não há registro de transmissão entre humanos do vírus hendra, que pertence ao henipavírus. No caso do nipah, há registro de transmissão entre humanos.