Mundo

Henipavírus: China alerta à identificação de novo vírus em humanos

O agente patogênico já infectou 35 pessoas e foi relacionado a indivíduos que mantêm contato frequente com animais

Cientistas chineses identificaram a existência de um novo vírus no país, o Langya henipavírus (LayV). A descoberta foi publicada na revista científica The New England Journal of Medicine, segundo o “Metrópoles”. O agente patogênico já infectou 35 pessoas e foi relacionado a indivíduos que mantêm contato frequente com animais. 

É a primeira vez que o vírus é identificado em humanos. O vírus é da família Henipavirus, que inclui outras duas espécies já identificadas, os vírus Hendra e Nipah. No geral, esses vírus possuem taxa de letalidade entre 40% e 75%.

Nenhum dos infectados pelo Langya morreu ou teve caso grave, de acordo com os pesquisadores. Foram apresentados sintomas comuns de gripe, como tosse (50%), febre, vômito, perda de apetite (50%), náuseas, dores musculares (46%), dor de cabeça (35%)  e fadiga (54%). Os cientistas notaram uma mudança e notaram uma redução nos glóbulos brancos em cerca de 54% dos infectados. 

Ainda não há tratamento conhecido para o vírus, entretanto o estudo afirma: “Não houve contato próximo ou histórico de exposição comum entre os pacientes, o que sugere que a infecção na população humana pode ser esporádica.” O mesmo também apareceu em outro estudo do New England Journal of Medicine na semana passada, chamado de “Um henipavírus zoonótico em pacientes febris na China”

Henipavírus vem de mamífero de pequeno porte

Os cientistas chineses acreditam que o Langya henipavirus seja transmitido pelo contato com musaranhos, um mamífero de porte pequeno que se alimenta de insetos. Cerca de 25 animais estão sendo estudados para verificar se são portadores do vírus.

Os pesquisadores que estudam o henipavírus também relatam que talvez já exista contato entre humanos, como foi o do covid-19, por existir um grupo de pacientes infectados, que apresentaram sintomas comuns de gripe, como febre, fadiga, tosse, náuseas, perda de apetite, dores musculares, dor de cabeça e vômito. 

O inquérito sorológico realizado em animais domésticos e publicado no estudo apontou que 2% das cabras e 5% dos cães testados deram positivo para a infecção do vírus.

“O rastreamento de contatos próximos de nove pacientes com 15 familiares não revelou transmissão do Langya. Mas nossa amostra era muito pequena para determinar se há transmissão do vírus entre humanos”, escrevem os especialistas no artigo, segundo o “Metrópoles”.
 

De onde surgiu o Henipavírus?

O patógeno é da família Henipavirus, que inclui outras duas espécies já identificadas, os vírus Nipah e Hendra. Sendo as duas, doenças ainda sem tratamento e que no geral tiveram taxas de mortalidade entre 40% e 75%, segundo a OMS.

O vírus Nipah foi descoberto inicialmente na Malásia e Singapura, sendo responsável por 100 mortes em cerca de 300 casos, sendo incluído na lista de vírus com potencial pandêmico, pela Organização Mundial de Saúde.