Mundo

Foguete de Elon Musk explode na fábrica da SpaceX durante teste

O incêndio durou poucos segundos e foi apagado pelo sistema de contenção de chamas. Não há indicação de feridos

Um foguete de propulsão desenvolvido pela SpaceX, do bilionário Elon Musk, explodiu durante um teste de solo na segunda-feira (11), no Texas, EUA. O incêndio durou poucos segundos e foi apagado pelo sistema de contenção de chamas. Segundo o site “New York Post”, não houve indicação imediata de feridos. 

O protótipo Super Heavy Booster 7 foi desenvolvido para auxiliar a espaçonave Starship, planejada para tornar as viagens espaciais humanas mais acessíveis e rotineiras. 

No Twitter (TWTR34), o magnata sul-africano comentou a explosão e disse que, apesar de “não parecer bom”, a equipe estava “avaliando os danos”. Musk ainda esclareceu que o acidente ocorreu por um “problema em particular no teste de partida do motor”, conhecido como Raptor.

De acordo com a agência “Reuters”, a falha ocorreu no meio de uma campanha de testes de fogo estático de um dia do booster, equipado com uma série de 33 motores Raptor para uso em um próximo voo de teste orbital não tripulado. 

“No futuro, não faremos um teste de partida giratória com todos os 33 motores de uma vez”, constatou Musk. Segundo ele, o combustível criogênico é um desafio adicional, “pois evapora para criar o risco de explosão do combustível-ar em uma atmosfera parcialmente oxigenada como a Terra”. 

Questionada pela agência “Reuters”, a SpaceX não comentou sobre a explosão. A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) também não respondeu quando perguntada se investigaria a explosão.

No início do ano, o CEO da SpaceX chegou a falar que o primeiro voo orbital do Starship poderia ser ainda este ano e citou os primeiros projetos para o foguete: lançamento de satélites e missões à Lua. 

Em 2020 e no início de 2021, a empresa de Elon Musk perdeu quatro protótipos da própria nave estelar em uma série de lançamentos de teste de alta altitude quando as tentativas de pouso de retorno terminaram em explosões.