Mundo

FMI vê chance de recessão e diz que PIB global cairá muito em 12 meses

Para o diretor do FMI, o PIB (Produto Interno Bruto) de EUA e Europa irá perder força

O diretor para o Departamento de Hemisfério Ocidental do FMI (Fundo Monetário Internacional), Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central, afirmou que o cenário é desafiador e que a economia global terá desaceleração importante nos próximos 12 meses, até com possibilidade de recessão.

Para o diretor do FMI, o PIB (Produto Interno Bruto) de EUA e Europa irá perder força, com chance até de ficar negativo, e talvez até recessão. “O crescimento global vai cair muito nos próximos 12 meses”, afirmou, segundo o Infomoney.

“Inflação persistente e PIB fraco tornam política econômica mais desafiadora”, completou Goldfajn, afirmando que o crescimento da insatisfação social em países da região exige mais atenção dos governos.

Nesse cenário de desaceleração do PIB, os preços das commodities tendem a cair, afetando os países mais dependentes da exportação desses produtos. “Vamos ter que enfrentar mundo mais adverso, sem nossas exportações subirem, o que as moedas locais se depreciarem”, alertou o diretor. 

Para a América Latina, Ilan afirma que os bancos agiram rápido e, por isso, conseguiram domar as expectativas para a inflação, como no caso do Brasil, que subiu os juros de 2% para quase 14%. 

FMI corta projeção do PIB dos EUA de 2,9% para 2,3% em 2022

O FMI cortou sua projeção do PIB dos EUA em 2022 de 2,9% para 2,3%. De acordo com o Fundo, a redução ocorre por conta de pressões inflacionárias.

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, afirmou que a economia global estava enfrentando um “risco crescente de uma crise da dívida” à medida que se recupera da pandemia de covid-19 e enfrenta um dólar historicamente forte. 

O FMI prevê que o “forte impulso subjacente” da economia dos EUA deve perder fôlego ao longo dos próximos dois anos. O Fundo ainda projeta que a taxa de desemprego dos EUA esteja em 3,7% no fim deste ano e em 4,6% até o final de 2023.