Mundo

Comitê acusa Donald Trump de "tentativa de golpe" por envolvimento em ataque ao Capitólio

Investigação da comissão parlamentar de inquérito pode levar a processo e tornar o ex-presidente dos EUA inelegível

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump é acusado de ter orquestrado uma “tentativa de golpe” para se manter no poder. A conclusão é da comissão parlamentar de inquérito que investigou o envolvimento do então representante do Partido Republicano no episódio de ataque ao Capitólio, em janeiro de 2021. Trump pode ser processado e, de acordo com a condenação, pode se tornar inelegível.

A invasão do Capitólio, centro legislativo do Estado norte-americano, seguiu o resultado das votações para a presidência que elegeram Joe Biden, do Partido Democrata. Na abertura da primeira audiência pública, Bennie Thompson, o presidente democrata do comitê, acusou Donald Trump de estar “no centro dessa conspiração”.

Thompson considera o ex-presidente dos EUA totalmente responsável pelos ataques que resultaram em cinco mortes e alegou que seu envolvimento foi motivado pela tentativa de “impedir a transferência pacífica de poder”.

O comitê de investigação é formado por integrantes de ambos os partidos, que têm trabalhado para apresentar resultados à população norte-americana. A audiência foi uma das mais televisionadas da história dos EUA. Com transmissão em horário nobre das três maiores redes de TV aberta e em todos os canais fechados de notícias, à exceção da Fox News, durante a sessão desta sexta-feira (10), parlamentares defenderam seus argumentos.

A partir de agora, o comitê precisa se dedicar a juntar provas para sustentar a tese de existência de uma trama, ainda em andamento, em que Trump estaria ainda tentando reverter o resultado da eleição de 2020. Para os investigadores, essa visão está baseada nas acusações de que o ex-presidente dos EUA divulgou informações falsas e incitou manifestantes a agirem de forma violenta com objetivo de dar um golpe de Estado.

Mas boa parte do Partido Republicano vem considerando o trabalho da comissão parlamentar de inquérito um “espetáculo partidário” que visa desviar a atenção da crise política e econômica sob a gestão do governo de oposição. Donald Trump, por sua vez, também tem tentado não se mostrar abalado pela investigação e já manifestou que enxerga o trabalho do comitê uma “farsa política”.