Mundo

China interrompe manifestação contra bancos que congelaram depósitos

O protesto, que estava sendo feito em frente à sucursal do Banco Central da China, em Zhengzhou, reuniu cerca de mil pessoas

Autoridades da China repreenderam violentamente no domingo (10) um protesto em frente à sucursal do Banco Central da China, em Zhengzhou, capital da província de Henan, que reuniu cerca de mil pessoas contra bancos que congelaram os depósitos de clientes, segundo a agência “AFP”.

De acordo com a “CNN”, a maioria dos manifestantes chegou do lado de fora do banco antes do amanhecer, para evitarem o bloqueio pelas autoridades. A multidão ocupou um lance de escada do lado de fora do banco, cantando slogans e segurando faixas.

A manifestação durou várias horas, até que fileiras de seguranças subiram de repente as escadas e entraram em confronto com os manifestantes, que jogaram garrafas e outros pequenos objetos neles. Segundo relatos feitos à “CNN”, seguranças arrastaram os manifestantes escada abaixo e espancaram aqueles que resistiram. 

CITIZENS STORM BANK OF CHINA IN ZHENGZHOU OVER FROZEN ASSETS pic.twitter.com/DDrKaKTCbF
— FXHedge (@Fxhedgers) July 10, 2022

Ainda segundo a emissora norte-americana, os manifestantes foram colocados em dezenas de ônibus e enviados para locais de detenção improvisados em toda a cidade. 

Autoridades locais informaram que deteram gangues criminosas acusadas de estarem por trás dos escândalos de bancos chineses, mas não há previsão de normalização dos depósitos e da restituição das quantias em dinheiro. 

A manifestação está entre as maiores na China desde o início da pandemia, com as viagens domésticas limitadas por várias restrições devido à Covid-19. Em junho, as autoridades de Zhengzhou recorreram à adulteração do sistema de código de saúde digital relacionado à Covid para impedir a realização de protestos.

Desde abril, quatro bancos rurais na província central de Henan, congelaram milhões de dólares em depósitos, comprometendo a renda de milhares de famílias e empresas que ainda se recuperam das recentes medidas sanitárias contra a covid-19, que fecharam a economia chinesa.

Na noite de domingo, o regulador bancário de Henan, China, emitiu uma declaração, dizendo que “departamentos relevantes” estavam acelerando os esforços para verificar informações sobre fundos de clientes nos quatro bancos rurais.