Mundo

Brasileiro viajará ao espaço por empresa de Jeff Bezos neste sábado (4)

O brasileiro de 28 anos é engenheiro de produção e foi sorteado no início de maio para ser um dos seis tripulantes na missão

O voo espacial NS 21, que levará o brasileiro Victor Correa Hespanha ao espaço, irá ocorrer neste sábado (4). Empresa do bilionário Jeff Bezos, a Blue Origin informou que o lançamento está previsto para as 10h (horário de Brasília), da base de comando da companhia no Texas, nos EUA. 

O brasileiro de 28 anos é engenheiro de produção e foi sorteado no início de maio para ser um dos seis tripulantes na missão, anteriormente prevista para 20 de maio, mas adiada após uma revisão da data. 

À época, a Blue Origin informou que durante as revisões do foguete New Shepard foi observado que um dos “sistemas de backup” não estava “atendendo às expectativas de desempenho”.

Brasileiro será apenas o 2º do País a viajar para o espaço

Caso a viagem seja realizada, Hespanha irá se tornar apenas o 2º brasileiro a ir para o espaço, se juntando ao astronauta e ex-ministro Marcos Pontes, que fez parte da Missão Centenário e esteve na Espação Espacial Internacional em 2006.

Sorteado após investir no Gen-1, ativo da Crypto Space Agency, o engenheiro afirmou que foi a primeira vez que ele investiu em criptomoedas e em NFTs. “Comprei pensando no potencial de valorização, nunca imaginei que seria sorteado. Estou realizando um sonho de criança por meio de um NFT, a ficha ainda está caindo”, declarou, segundo a CNN. 

“Eu estou muito feliz, vivendo um sonho. É um sonho de infância. Todo brasileiro sonha em ser jogador de futebol ou ser astronauta e eu estou realizando o sonho de ir ao espaço”, completou. 

Leia também: Jeff Bezos investe em startup brasileira pela primeira vez

O voo será o quinto tripulado do New Shepard, foguete da Blue Origin, e contará com mais cinco tripulantes além do brasileiro: o americano Evan Dick, que já integrou missão da New Shepard em dezembro de 2021; Katya Echazarreta, que se tornará a primeira mulher mexicana a ir para o espaço; Hamish Harding, empresário e piloto de aviões comerciais; e Jaison Robinson e Victor Vescovo, dois investidores.