Mundo

BCE deve elevar juros em 50 pontos-base nos próximos dois meses

Informação foi dita por Klaas Knot, membro do conselho do BCE, em entrevista à uma emissora holandesa neste domingo (22)

O Banco Central Europeu (BCE) deve aumentar as taxas de juros em 50 pontos-base nos próximos dois meses, segundo Klaas Knot, membro do conselho do BCE. A fala foi dita em entrevista à emissora holandesa WNL neste domingo (22). 

Knot ainda afirmou que o BCE seguirá aumentando os juros após março. “Esperem aumentos de taxas de 0,5% em fevereiro e março. E acreditem que não vamos parar por aí, mais medidas acontecerão em maio e junho”, disse afirmou.

Em uma outra entrevista, também neste domingo, ao jornal italiano La Stampa, Knot disse que é “muito cedo para dizer” se o BCE irá desacelerar o ritmo do aperto monetário. 

“Em algum momento, é claro, os riscos em torno das perspectivas de inflação se tornarão mais equilibrados. Esse também seria um momento em que poderíamos desacelerar mais um pouco, de 50 para 25 pontos-base, por exemplo. Mas ainda estamos longe disso”, afirmou Knot.

Lagarde também disse que BCE manterá curso de aumentos de juros

Na última quinta-feira (19), Christine Lagarde, presidente do BCE, afirmou que a instituição continuará aumentando as taxas de juros e as deixará em território restritivo pelo tempo que for necessário para reduzir a inflação à sua meta de 2%.

“Manteremos o rumo até o momento em que tivermos entrado em território restritivo por tempo suficiente para que possamos levar a inflação de volta a 2% em tempo hábil”, disse Lagarde durante um painel de discussão durante o Fórum Econômico Mundial.