Mundo

Banco Central Europeu eleva taxa de juros pela primeira vez em onze anos

O Banco Central Europeu (BCE) mantinha as taxas em território negativo desde 2014

O BCE (Banco Central Europeu) elevou sua taxa de juros em 0,5 ponto percentual, de -0,5% para 0%, nesta quinta-feira (21). O aumento foi o primeiro em onze anos. O órgão mantinha as taxas em território negativo desde 2014, ao lidar com a crise da dívida soberana da região e a pandemia de coronavírus.

“O Conselho do BCE julgou apropriado dar um primeiro passo maior em seu caminho de normalização da taxa básica do que o sinalizado em sua reunião anterior”, disse a instituição em comunicado, segundo o Infomoney. 

O mercado estava dividido quanto movimento do BCE desta quinta, entre uma alta de 0,25 ou 0,5 ponto percentual. 

Por um lado, parte das autoridades temiam perder o controle da inflação ao consumidor, que já se aproxima dos dois dígitos, existindo o risco de se enraizar acima da meta de 2% imposta pelo BCE. 

Em contrapartida, há o risco de derrubada da economia, que já sofre com as consequências da guerra da Rússia na Ucrânia.

Até o momento, a situação não era de união quanto aos movimentos feitos pelo BCE. Alguns argumentam que o banco já está muito atrás da curva, especialmente em comparação com pares globais como o Fed (Banco Central dos EUA), enquanto outros apontam para uma recessão iminente que o BCE corre o risco de exacerbar.

A recente queda do euro para uma mínima de duas décadas em relação ao dólar também aumentou as pressões inflacionárias.

Ritmo forte nos juros do Banco Central Europeu afetará países 

O movimento de aumento de juros em um ritmo mais forte exige que o BCE proteja países mais endividados, como Itália ou Espanha, do aumento dos custos de empréstimos, sendo necessário um acordo sobre um novo esquema de compra de títulos. 

Quando os juros sobem, os custos dos empréstimos na periferia do bloco aumentam desproporcionalmente e o Banco Central Europeu (BCE) prometeu combater esse tipo de fragmentação com um novo instrumento.