Mundo

Pandemia: o mundo não conseguirá eliminar covid-19 e deve se preparar para novas pandemias

Para o infectologista Anthony Fauci, novas pandemias são inevitáveis e a vacinação tem papel essencial para evitar mais mortes

A pandemia de coronavírus mal acabou e já há expectativas de que novas pandemias, infectologista norte-americano, afirmou em evento que não acredita ser possível eliminar e erradicar a covid-19, e que o mundo deve se preparar para futuras pandemias. Em evento promovido pela Fiocruz e pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (Niad), Fauci defendeu a importância das vacinas e alertou sobre a subnotificação dos números verdadeiros de casos e óbitos da doença.

Segundo Fauci, diretor do Niad e principal assessor do presidente norte-americano, o mundo está passando por uma fase de desaceleração de novos casos. Naturalmente, os próximos passos seriam controlar, eliminar e erradicar a doença. No entanto, ele acredita que isso não ocorrerá com a covid-19.

Entre a lista de doenças eliminadas nos EUA figuram o sarampo e a poliomielite. De acordo com o infectologista, a eliminação destas doenças foi possível pois “houve vacina aceita por todos e a imunidade durou uma geração”. O mesmo não deve ocorrer com a covid-19, uma vez que não há aceitação bem-sucedida da vacina. 

Fauci também chamou atenção para a subnotificação dos números de casos e óbitos da doença. Segundo ele, isso ocorre pois em muitos países a contagem não é precisa. “Pode ser a metade do número real”, afirma.   

A importância da vacinação contra o coronavírus 

Anthony Fauci reforçou a importância da vacinação e apontou as disparidades das campanhas de vacinação em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. “Países de renda mais alta têm maior porcentagem de vacinados. Temos de fazer todo o possível para disponibilizar vacinas para os mais pobres e entregar a infraestrutura [necessária] para quem precisa dessas vacinas”, disse. 

O diretor do Niad também defendeu a criação de uma proteção ampla e duradoura, uma vacina que imunize contra possíveis novas variantes.

Fauci lamentou a politização em torno da vacina, quando questionado se a comunidade científica poderia ter feito mais no enfrentamento à pandemia. “Nunca deveria acontecer que uma decisão de saúde pública fosse implantada com base em ideologia política”. 

Anthony Fauci comentou o movimento antivax, que ganhou destaque durante a pandemia, afirmando que o nível de aceitação de vacinas contra outras doenças tem caído e essa é uma tendência que pode crescer. “Focamos em vacinas contra covid, mas há muitas outras vacinas, e temos de ser pró-ativos em explicar para as pessoas por que até hoje [as vacinas] têm sido o melhor custo-benefício em saúde”.