Mundo

Allianz paga valor milionário para fechar unidade nos EUA após fraude

A seguradora alemã havia concordado em maio em fechar a Allianz Global Investors

A Allianz divulgou, na sexta-feira (5), que pagou cerca de 140 milhões de euros com reestruturação para encerrar uma unidade de fundos dos EUA envolvida numa fraude multibilionária.

A seguradora alemã havia concordado em maio em fechar a Allianz Global Investors, como parte de uma confissão de culpa por fraude de valores mobiliários e um acordo de 6 bilhões de dólares com autoridades e reguladores dos EUA. 

A acusação foi revelada no balanço do segundo trimestre deste ano, como um resquício das consequências do caso que tem manchado a reputação de uma das empresas mais valiosas da Alemanha por meses.

Lucro líquido da Allianz vem abaixo do esperado

O lucro líquido atribuível aos acionistas de 1,706 bilhão de euros no trimestre ficou abaixo da previsão de consenso de 1,846 bilhão e caiu em relação aos 2,225 bilhões do ano anterior.

Porém, a meta da Allianz, de lucro operacional entre 12,4 bilhões e 14,4 bilhões de euros em 2022, ficou intacta. 

“Estamos bem posicionados para administrar o impacto da alta inflação e as pressões econômicas que são particularmente evidentes na Europa”, disse o presidente-executivo Oliver Baete, segundo o UOL. 

Os mercados voláteis afetaram a Allianz no trimestre, levando-a a assumir uma baixa contábil de 282 milhões de euros e também levando a uma queda de 12% no lucro operacional em sua divisão de seguro de vida e saúde.

Leia também: Facebook (FBOK34): Zuckerberg perde US$ 3 bi após Meta divulgar balanço

A Allianz ficou ainda mais conhecida no cenário nacional ao adquirir os naming rights do estádio do Palmeiras, clube da capital paulista. No acordo, a seguradora pagou R$ 300 milhões em um contrato de 20 anos.