Startup e SpaceX vão lançar ‘fábrica espacial’

A startup Varda Space fechou acordo com SpaceX e outros contratos com a Roket Lab.

A startup Varda Space anunciou ter fechado um acordo com a SpaceX para lançar uma pequena nave que irá produzir materiais, como se fosse uma fábrica, quando estiver em órbita. As companhias pretendem lançá-la em 2023 no foguete Falcon 9, por meio de um programa de lançamentos compartilhados.

A startup já havia celebrado contratos com a Rocket Lab para três lançamentos de satélites Photo. Os acordos foram fechados em agosto, o intuito é fazer com que as plataformas sejam uma espécie de “fábrica espacial”. Segundo o CanalTech, com o movimento, a companhia irá provar a capacidade de produção de variados materiais na microgravidade.

A missão durará três meses, que será o período de teste. Ao ser encerrada, uma cápsula de reentrada trará à Terra o material produzido.

 

As amazing as the engineering feats

Amazing to see SpaceX + RocketLab come together via the geniuses at Lux family co @vardaspace https://t.co/W1JPTihkOU
— Josh Wolfe (@wolfejosh) October 11, 2021

A empresa ainda não anunciou o que será produzido. Os executivos da startup declararam que a SpaceX foi selecionada por oferecer soluções de menor custo e grande confiabilidade. “O custo do lançamento é uma das principais forças do nosso negócio”, explicou o co-fundador e presidente da empresa, Delian Asparouhov. “Queremos ficar com a solução de menor custo disponível”.