Gigantes do mercado que começaram como startups

No Brasil, o mercado de startups registrou recordes em crescimento.

Apesar do cenário econômico apresentando intensas variações pelo mundo, o mercado de startups registrou grandes avanços entre 2019 e 2021. Seguindo essa crescente, vale destacar as grandes empresas que começaram como startups trazendo soluções inovadoras ou aprimoradas, como o Google, Netflix e Linkedin.

No Brasil, o mercado de startups registrou recordes em crescimento, segundo o levantamento “Inside Venture Capital Brasil”, até novembro de 2020 as companhias acumularam cerca de US$ 2,87 bilhões (R$ 14,9 bilhões).

Os investimentos em venture capital – os que são focados em negócios com potencial de forte crescimento- foram distribuídos em 426 aportes em empresas brasileiras.

Já nos Estados Unidos, onde o mercado de startups já é mais consolidado, os investimentos registraram um montante de aproximadamente US$ 150 bilhões (R$ 780 bilhões) somente no primeiro semestre de 2021. O país tem um grande número de empresas de tecnologia com potencial para se tornarem grandes empresas.

A Google é um exemplo, criada em 1998, a startup não apresentava uma ideia “original”, pois se tratava de um site de busca num momento em que existiam dezenas na internet, contudo, ela foi além da proposta inicial e conseguiu transformar o modo como as pessoas navegam na internet. Entre abril e junho deste ano a empresa faturou US$ 50,44 bilhões (R$ 262,2 bilhões).

Já a Netflix nasceu em 1997, com a ideia de lançar o primeiro serviço de aluguel de DVDs por e-mail. No primeiro momento a ideia parecia ser desconexa da realidade, mas a companhia deu seguimento e com o passar dos anos, quando a banda larga se popularizou e as TVs passaram a se conectar à internet, a empresa mudou o negócio e passou de mídia física para online.

Agora ela oferece serviço de streaming e movimenta bilhões de dólares, no segundo trimestre de 2021 a empresa teve receita de US$ 7,3 bilhões (R$ 37,9 bilhões).

O Linkedin, por sua vez, foi lançado em 2003 e comprado pela Microsoft em 2016. A empresa é considerada a maior rede profissional do mundo, com cerca de 550 milhões de usuários.