Fintechs voltadas para open banking crescem 73% em 2020

No geral, as fintechs cresceram 34% no período.

O ano de 2020 foi um período de crescimento para as startups de soluções financeiras voltadas para o pix e o open banking, de acordo com a Pesquisa Fintechs Deep Dive 2020 realizada em parceria com a ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs), cerca 73% das empresas criadas tratam desses tipos de transações.

O levantamento contou com diversas companhias de diferentes setores, e foi constatado que 76% delas esperam que suas iniciativas tragam resultados no primeiro ano.

Ao todo, nasceram mais de 35 mil startups, como foi sinalizado pelo estudo da Data Hub. Vale lembrar que o Brasil está assistindo uma onda de ofertas públicas iniciais (IPOs) por parte das empresas de tecnologia, que é acompanhado do surgimento de novos unicórnios do setor.

No geral, as fintechs cresceram 34% no período, apresentando diversas soluções financeiras para inúmeros setores, especialmente o de saúde, devido a pandemia da Covid-19, que gerou superlotação de diversos hospitais (veja mais aqui).

Porém, nem tudo foi favorável, a princípio muitas companhias tiveram de fechar as portas, devido à ausência de circulação de capital e de pessoal. A partir disso, empresas recorreram ao Conselho Monetário Nacional (CMN), que autorizou as fintechs a emitirem cartões de crédito a fim de facilitar o acesso dos clientes.

Num momento em que as pessoas passavam por um período de isolamento social, as companhias de tecnologia puderam complementar seus sistemas para acompanhar as operações dos consumidores do início ao fim.