Brasil terá monitoramento de agropecuária sustentável

O monitoramento será via satélite.

Foi desenvolvida, por pesquisadores da Embrapa e parceiros, uma metodologia para monitorar de forma remota e automática, por satélite, a expansão das áreas com sistemas integrados de produção agropecuária. As informações são do Money Times.

O mapeamento e os dados colhidos permitem obter, anualmente, indicadores quantitativos sobre a adoção de sistemas e monitorar a expansão dos moldes sustentáveis no Brasil.

A metodologia foi desenvolvida no âmbito do projeto GeoABC, que teve o intuito de desenvolver metodologias e inovações tecnológicas para o monitoramento por satélite da agricultura sustentável.

O material coletado, além de atender ao Ministério da Economia, será destinado às demandas de diferentes atores do teor produtivo, universidades, instituições de pesquisa e órgãos setoriais de governo ou privados.

“Os dados gerados contribuirão ainda com o inventário e o monitoramento das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) na agropecuária nacional. Permitiram também avaliar o potencial de mitigação da emissão de GEEs, de aumento da eficiência no uso de insumos e da redução efetiva da perda de solo por erosão hídrica”, declarou Petro Freitas, pesquisador da Embrapa.