FII x Imóveis: qual a melhor opção?

Cada um tem suas vantagens e desvantagens, cabe ao investidor definir qual tipo é o melhor para si

Investir em Fundos Imobiliários ou comprar um imóvel? Esse é um dos questionamentos mais frequentes que permeia iniciantes no meio financeiro e a resposta é simples: cada um tem suas vantagens e desvantagens, cabe ao investidor definir qual tipo é o melhor para si. 

Investir na compra de um imóvel exige um aporte inicial bem elevado, haja vista que é praticamente impossível achar um empreendimento em uma grande cidade por menos de R$ 200 mil. Isso se levarmos em conta o valor à vista, já que esse montante cresce em grande escala se for feito um financiamento. Além do valor inicial elevado, o investimento direto em empreendimentos imobiliários, na maioria das vezes, dificulta a diversificação.

A realidade para os FII é bem diferente, pois é possível iniciar o investimento nesses fundos por volta de R$ 100,00 – mais encargos – e consegue-se realizar a diversificação da carteira. No quesito praticidade, é viável comprar uma cota de um FII com apenas alguns cliques (considerando que o investidor tenha uma conta em uma corretora), já ao comprar um imóvel direto, além dos altos portes iniciais, o investidor se encarrega de várias outras despesas burocráticas como a transferência nominal do imóvel, certidões, cartório, ITBI (Imposto para Transmissão de Bens Imóveis), IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), comissão do corretor, registros etc. 

As cotas de fundos imobiliários são negociadas na Bolsa, o que não só reduz o risco de não vender o ativo como te livra das complicações burocráticas. A maioria desses ativos, principalmente os que fazem parte do IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários), são vendidos quase que imediatamente a preço de mercado.

Em contrapartida, vender um imóvel não é fácil e depende de várias variáveis e burocracias de transferência, logo, não possui boa liquidez. Sem contar que, se precisar de dinheiro, no caso do investimento em imóveis, não é possível vender apenas parte do seu ativo, ou seja, não dá para colocar à venda apenas uma sala ou um quarto do apartamento, por exemplo. Por outro lado, esta é uma vantagem que os FIIs oferecem devido ao fato do investimento em fundos ser negociado através de cotas, o que torna possível vender apenas uma parte do patrimônio. 

Ademais, existe também o benefício tributário. A renda obtida através das distribuições periódicas é isenta de Imposto de Renda nos FIIs, enquanto nos imóveis físicos o aluguel é tributado de acordo com a tabela progressiva, podendo chegar a 27,5%.