Central de FIIs: Ifix opera no menor nível desde 2020

Conheça as informações que influenciam na indústria dos fundos imobiliários

O Ifix, Índice dos fundos imobiliários mais negociados na Bolsa, acompanhou os mercados e fechou nova sessão em queda. O indicador registrou baixa de 0,35%, aos 2.603 pontos nesta quarta-feira (17). 

Esse é o nível mais baixo do índice desde o dia 25 de maio do ano passado. No mês, o Ifíx acumula perdas de 2,69% e, no ano, 9,28%. 

Analistas da XP mostram que a representatividade dos fundos imobiliários de CRI (certificados de recebíveis imobiliários) no Ifix cresceu nos últimos dois anos, atenuando a queda do indicador nos últimos meses. Em 2021, o índice já acumula perdas de quase 9%. O head da mesa de fundos imobiliários da XP, Marcos Regino, destacou junto com Vinícius Duarte, da área de trading, estratégia e conteúdo da corretora, que a participação dos fundos de CRI passou de 22% para 37% desde outubro de 2019.  

Os fundos de CRI, chamados de fundos de “papel”, por investirem em títulos do setor imobiliário atrelados a índices de inflação ou à taxa do CDI (certificado de depósito interbancário), acabaram se beneficiando do cenário de elevação dos preços e dos juros. Isso, consequentemente, impediu um desempenho ainda pior do Ifix. 

Monitorando o mercado Regino afirmou também perceber que os fundos multimercados estão se desfazendo dos fundos imobiliários em busca de melhores oportunidades na Bolsa e na própria renda fixa. Como as pessoas físicas, historicamente compradoras, não conseguem absorver esse volume de vendas, as cotações tendem a ficar ainda mais pressionadas, de acordo com o analista. Com base nisso, é possível listar os maiores destaques desta quarta-feira (17).

Nome:
Setor:
Variação:

VBI Reits
      Títulos e Val. Mob.
               4,63%             

Mérito Desenvolvimento
Híbrido
1,97%

Votorantim Logistica
Logistíco
1,53%

Apesar de avanços positivos, esses setores também contaram com empresas que tiveram resultados negativos, a quarta-feira foi de queda para essas companhias:

Nome:
Setor:
Variação:

Continental Square Faria Lima
Híbrido
                -4,12%          

More Real Estate
    Títulos e Val. Mob.
                -2,83%         

Rec Renda Imobiliaria
Híbrido
                -2,72%       

A BP Money apenas reproduz análises com intenção de levar matérias de cunho jornalístico para democratizar o direito a informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.