Central de FIIs em 2021

Tudo o que você precisa saber sobre os Fundos Imobiliários

Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) são uma boa opção para aqueles que querem começar a investir, principalmente no último ano. Isso atrai uma atenção especial para os grupos de investimento que se destacaram em 2021.  

Apesar do atual cenário de recuo em 2021,alguns títulos apresentaram valorização de suas cotas durante o relatório semestral de agosto, mostrando que ainda é possível encontrar bons investimentos no setor. O Brazil Realty (BZLI11), foi um dos destaques de agosto com valorização de 18,18%, sendo um fundo hibrido. 

Os fundos híbridos são aqueles que fazem investimentos tanto nos fundos de tijolo, representados por imóveis físicos, quanto nos fundos de papel, formados por títulos ou valores ligados ao setor imobiliário. Para saber qual melhor fundo na hora de investir é preciso avaliar alguns indicadores. 

Mesmo sendo importante, o histórico de valorização da cota não garante ao investidor uma valorização posteriormente. Por esse motivo, é preciso estar atento aos contratos, ações e ativos do fundo em questão. Um fator importante é o conhecimento da administração e gestão de cada FII. 

Um dos indicadores dos FIIs é a Taxa de Vacância, válida apenas para os fundos de tijolo, que tem como objetivo indicar quando um fundo possui vagas ou está sem um ocupante, avaliando a rentabilidade atrelada à renda obtida com aluguéis. 

No geral, quando a Vacância é elevada isso representa investimento tem não uma boa gestão de fundo, enquanto a Vacância baixa representa um retorno positivo. Para calcular essa taxa basta somar a área total de espaços disponíveis nos imóveis e dividir esse resultado pelo espaço total. 

Outro fator que auxilia no entendimento dos investidores é o cálculo do P/VPA, que basicamente é preço de uma ação dividido pelo valor patrimonial (VP) correspondente a ela. Esse é um dos indicadores mais estudados pelos investidores, é assim que é possível descobrir quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo patrimônio líquido (PL) da empresa. 

Em outubro os analistas trouxeram recomendações de ativos, dentre eles estão o Bresco Logística (BRCO11), Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11)  e o RX Real Estate (TRXF11).