Startup cria ferramenta de solução tecnológica para judiciário

Em entrevista o cofundador da startup, Matheus Bombig, explica sobre a automatização na busca por novos processos.

A realidade analógica do mundo do direito, no setor judicial, está ficando cada vez mais arcaica e, com isso, gerando oportunidades de inovação a partir dos avanços tecnológicos já alcançados. A startup Invenis soube abraçar esta oportunidade e se diferenciar no mercado, com a criação de ferramentas robotizadas, que tornam dinâmica a busca pelos processos jurídicos no Brasil.

A ferramenta da Invenis, permite monitorar mais de 150 tribunais do país e obter informações dos processos assim que publicados, fazendo as partes ganharem tempo em relação às notificações. A informação que antes era aguardada pelo advogado dos clientes, hoje pode ser sinalizada, uma vez que a ferramenta utiliza como base de dados as informações públicas dos tribunais federais.

“O que a gente fez foi automatizar a busca por novos processos nos tribunais de justiça”, explica Matheus Bombig, cofundador da startup, em entrevista à BP Money. Ele conta que a ideia da ferramenta surgiu a partir da queixa do sócio, após voltar de um Mestrado em Administração de Negócios no exterior, sobre as atividades manuais repetitivas que os advogados exerciam nos escritórios brasileiros. “Muitas destas tarefas poderiam ser realizadas de forma automatizada”, disse.

A legaltechs, como  são chamadas nos Estados Unidos e no Reino Unido as empresas de tecnologia voltadas ao mundo jurídico, surge então com a finalidade de desburocratizar e facilitar o acesso a dados de processos jurídicos no território nacional. Desta forma, a Invenis auxilia escritórios e departamentos jurídicos a tomarem decisões estratégicas com mais agilidade e precisão, utilizando suas ferramentas como base de dados.

A ferramenta utiliza um robô para fazer uma busca do CNPJ nos locais indicado para fazer a pesquisa, após esta configuração será feita uma pesquisa diária nos tribunais configurados. Em seguida, o site do Tribunal retorna os processos que existem, o robô identifica e compara com a consulta anterior. Caso haja algum processo novo, não encontrado na véspera, a ferramenta acaba de encontrar um novo processo computado nas últimas 24 horas. A partir disso, o cliente é alertado que há um novo processo e todo o ritual jurídico posterior engatilhado.

Para 2022, a startup pretende lançar uma nova, a fim de modernizar e simplificar ainda mais o acesso a dados de processos jurídicos no Brasil. Desta vez, será baseada em análise preditiva de sentenças, com a novidade, ao serem alertados sobre um novo processo, os clientes passarão a receber as probabilidades de êxito, conforme sentenças proferidas em ações similares, considerando assunto, classe, comarca e juiz. 

Neste sentido, a ferramenta usará como base as sentenças dos juízes, após isso haverá a análise e com isso, o algoritmo fará a leitura para identificar o termo para classificar tais sentenças. Além disso, uma outra ferramenta, em desenvolvimento, deve identificar os potenciais créditos judiciais para que sejam comercializados. “Estamos dando uma olhada maior para identificar esses processos que tem um crédito a ser recebido e que podem ser de algum fundo ou alguma empresa”, salienta o cofundador.